INGLATERRA - Uma pesquisa realizada pela Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, sugere que o vírus da herpes possa estar ligado ao mal de Alzheimer. Uma equipe de cientistas infectou uma cultura de células cerebrais com o vírus de herpes, HSV - 1, e verificou um aumento "surpreendente" da quantidade da proteína beta amilóide, que está presente nos cérebros de pacientes com Alzheimer.
A proteína beta amilóide se deposita em placas, causando a destruição dos neurônios. Em uma experiência paralela, os pesquisadores examinaram partes dos cérebros de pacientes que morreram de Alzheimer e encontraram o material genético do vírus da herpes acumulado sobre as placas da proteína beta amilóide.
Pesquisas anteriores já haviam apontado que o vírus HSV-1 fora encontrado nos cérebros de 70% de pacientes com Alzheimer. O estudo, publicado na revista científica New Scientist, acredita que a descoberta abra caminho para a criação de uma vacina para prevenir contra o Alzheimer.
As informações são da BBC Brasil.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.