Gripe A

Ministério da Saúde manterá ações de monitoramento e prevenção da gripe suína

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

BRASÍLIA – Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar o fim da epidemia da influenza A (H1N1) – gripe suína nesta terça-feira (10), o Ministério da Saúde informou que continuará promovendo ações de monitoramento e prevenção do vírus Influenza H1N1. Mesmo sem altas incidências, o vírus continua circulando no mundo com comportamento similar ao da gripe comum.

Em apenas três meses, a campanha de vacinação no Brasil atingiu 88 milhões de pessoas. Segundo o ministério, no período entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano, foram confirmados 753 casos de pessoas com influenza pandêmica que precisaram de internação e 95 mortes. Em 2009, foram 46.100 casos graves e 2.051 óbitos.

Mesmo com intensa redução no número de casos graves e mortes pela doença desde março deste ano, o ministério manterá, junto com os estados e os municípios, o monitoramento da gripe. Além do vírus, o Brasil também apresenta uma proporção, que varia entre baixa e moderada, de pessoas com doenças respiratórias agudas. Por isso, é necessário que a população mantenha os cuidados típicos do período do inverno, como lavar as mãos frequentemente e usar lenços descartáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.