SÃO LUÍS - Na terceira reportagem da série Leitura, o Bom Dia Mirante foi ao bairro do Coroadinho, em São Luís, para conhecer um projeto de combate ao analfabetismo funcional.
Veja, ao lado, na reportagem de Cláudia Brasil e Manuel Penha, com edição de texto de Heloísa Sá Vale.
Antônio Carlos de cinco anos é a esperança de que o futuro pode ser promissor. Cinco anos, e já sobra disposição para incentivar os colegas. Antônio é apenas uma das mais de 150 crianças que frequentam o Centro Educacional Profissional Cororadinho e participam da rede leitora que atua no combate ao analfabetismo. O projeto conta com a ajuda de duas mediadoras.
O gosto pela leitura trouxe mudança de comportamento e melhor desempenho escolar. O envolvimento da família é uma consquêquencia positiva. O vendedor Pedro Neto, pai de duas crianças que participam do projeto, foi influenciado pela iniciativa, e o resultado não poderia ser melhor.
A rede leitora é formada por sete organizações não governamentais. O acervo do projeto passa dos 1.800 livros, mas é necessário muito mais. Na comunidade do Coroadinho, a leitura se tornou um instrumento importante capaz de apagar o passado, preparar melhor o futuro e cuidar do presente que são os jovens.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.