São Luís

Mutirão da Catarata no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso neste sábado

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - A Secretaria de Saúde (Semus), por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), vai realizar um mutirão da Catarata, neste sábado (23), das 8h às 12h. O evento é também uma parceira com o Centro de Olhos de São Luís e o Ministério de Saúde.

A Secretaria de Saúde, por meio do Caisi, realiza um trabalho de referência na prevenção de doenças que atingem a terceira idade. Como a grande maioria que frequenta o Centro é formada por idosos, uma equipe de oftalmologistas irá realizar avaliação médica para identificar a necessidade ou não de cirurgia de Catarata. Poderão participar do mutirão pessoas a partir de 50 anos que já operaram de um olho ou nunca operaram.

O Caisi está localizado na Rua Salvador de Oliveira, s/n, Quadra 12 – Sítio Leal, Filipinho.

Atendimentos

Com média de 6 mil atendimentos por mês e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, preparador físico e terapeutas, o Caisi tem como prioridade proporcionar qualidade de vida ao idoso. Atualmente estão cadastrados no Centro, 11.695 idosos, com uma média de seis mil atendimentos por mês.

Catarata

É uma doença que provoca o embaçamento da visão. Ela pode ser causada por vários motivos (congênita, trauma, diabetes, doenças sistêmicas etc.), mas a principal causa é o envelhecimento natural do olho. Não existem colírios que retardem ou curem a catarata. O único tratamento disponível, no momento, é a cirurgia que atualmente é feita com aparelhos modernos, chamados Facoemulsificadores. A recuperação da visão é rápida e, quase sempre, completa.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.