SÃO LUÍS – Muitos ludovicenses se surpreenderam com o tempo nublado nesta segunda-feira (3), que contrastou com o domingo (2) que foi marcado pelo sol e calor intenso. Em entrevista à Rádio Mirante AM, a meteorologista do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhã, Andréa Cerqueira, afirmou que essa mudança é comum nesta época do ano.
Andréa Cerqueira explicou que, na região norte do Estado, é normal ter esse aumento de nebulosidade, sendo que algumas chuvas podem acontecer nessa época, mas não caracteriza, ainda, o período chuvoso.
“Todo o ano temos um ciclo, a atmosfera tem uma forma de agir. Em novembro e dezembro a atmosfera se modifica para que o período de chuva venha a se instalar no norte do Maranhão, explicou Andrea.
Segundo a meteorologista, essa fase é classificada como de transição do período seco para o chuvoso na parte norte do Estado. Sendo que a fase chuvosa acontece nos primeiros três meses do ano. Já na região sul do Maranhão, o período chuvoso já começou.
Ouça a entrevista completa que Andréa Cerqueira deu na Rádio Mirante AM.
Saiba Mais
- Quase todo o Maranhão fica sob alerta amarelo de chuvas e ventos intensos até sexta-feira (8)
- Chuvas podem contribuir para o aumento de pragas urbanas, alerta Aprag
- Cuidados com o período de chuvas
- ITZ: Defesa Civil alerta para riscos no período chuvoso
- Chuva volta a causar transtornos em Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.