SÃO LUÍS - Um jogo eletrônico que reúne educação e entretenimento para contar a história do Maranhão por meio de uma viagem no tempo. É esse o projeto desenvolvido por alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, para disputar a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), na próxima segunda (8) e terça-feira (9), em Natal, Rio Grande do Norte, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta terça-feira (2), a equipe apresentou o game e dois protótipos de Robótica na Área de Vivência do Campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A competição FLL é realizada em vários países e tem como objetivo levar os estudantes ao mundo da ciência e tecnologia de forma divertida. No Brasil, o torneio é organizado pelo Sesi e reúne projetos de todos os estados, em etapas regionais e nacional. A proposta é que os estudantes apresentem um robô que deve cumprir determinadas missões durante o torneio e desenvolvam um projeto a partir de desafios definidos pelos organizadores.
Os desafios deste ano são como aprender de maneira inovadora e como tornar a aprendizagem mais instigante, criativa e desafiadora. Depois de discutir os temas na escola, os alunos escolheram criar um game educativo que conta a história de São Luís em três fases: colonização, Império e República.
Batizado de Ludovich, o game, que ainda está em desenvolvimento, propõe a interação com fatos e personagens da história do Maranhão das diferentes épocas. “Não tivemos jamais a intenção de substituir o livro, o game é uma ferramenta didático-pedagógica para ampliar o aprendizado e nós ainda estamos ouvindo sugestões e colhendo outras visões da história para aperfeiçoar o projeto”, explica a estudante Isabella Assunção, uma das oito integrantes da equipe.
Robótica no currículo da educação integral
A Robótica Educacional é uma das disciplinas eletivas oferecidas aos estudantes do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, a primeira escola em turno integral da rede estadual do Maranhão. Além dos professores da disciplina, o game está sendo desenvolvido com a colaboração de consultores como o professor do curso de História da Ufma, Manoel Martins, e a professora de Sociologia da escola, Mércia Gomes.
“O game leva o aluno a um nível de cognição muito grande e a robótica possibilita a interdisciplinaridade, facilitando a aprendizagem de diversos conteúdos, então a escola está apostando nesse projeto e vendo com a alegria o desempenho dos alunos”, afirma a supervisora pedagógica do Marcelino Champagnat, Samira Trindade.
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