Movimento Nossa São Luís

Projeto atua em prol do crescimento sustentável

Movimento trabalha a sustentabilidade na esfera empresaria, política e civil.

Ana Beatriz / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS - Crescer e suprir as necessidades da geração atual sem afetar as futuras. Nós últimos anos, o desenvolvimento sustentável surgiu com foco no equilíbrio entre o crescimento econômico e sustentável dos países do mundo. Não é uma tarefa fácil, afinal, grande parte das indústrias extraem sua matéria-prima do meio-ambiente. Além disso, depositam seus resíduos de volta no ecossistema.

Em busca dessa conscientização por parte da sociedade, em 2008 foi consolidado em São Luís o Movimento Nossa São Luis, projeto que atua ao lado do poder público, empresas, instituições de ensino e pesquisa, sindicatos, jovens e qualquer pessoa que queira trabalhar no desenvolvimento sustentável da capital.

De caráter apartidário e formado pela sociedade civil organizada, o Movimento faz parte do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Com forte atuação na avaliação sistemática da execução dos poderes públicos, o projeto promove campanhas e ações educativas objetivando a melhoria do ambiente social dos cidadãos e ampliação da sua consciência quanto a seus atos dentro da sociedade.

 Encontro da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, em Ilhabela-SP, do qual o Movimento faz parte. (Foto: Divulgação / Movimento Nossa São Luís)
Encontro da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, em Ilhabela-SP, do qual o Movimento faz parte. (Foto: Divulgação / Movimento Nossa São Luís)

O Movimento levanta e divulga anualmente dados tendo como sua principal ferramenta de trabalho o Observatório Social, banco de dados digital que divulga os indicadores de qualidade de vida da população de São Luís. No portal do projeto na internet, o sistema de indicadores é descrito como base para a discussão e definição de metas de políticas públicas e de transformação da cidade.

“Serve tanto ao controle social como a processos de planejamento de governo, entidades e iniciativa privada. Os problemas e questões revelados constituem desafios que exigem ações intersetoriais, articuladas e planejadas, bem como a mobilização da sociedade civil e a disseminação dos dados são elementos essenciais para garantir que tais ações sejam empreendidas”, descreve o texto.

Segundo o coordenador do projeto, Daniel Madorra, para o movimento é fundamental a participação da população nas ações de melh oria da qualidade de vida da cidade. “Incentivamos a sociedade para que ela participe das políticas públicas da nossa capital. Entendemos desenvolvimento como a elevação contínua e igualitária dos níveis e da qualidade de vida de todos e de cada um. Uma sociedade só pode ser chamada de justa quando todos os seus direitos e bens públicos possam ser acessados por todos”.

Dentre as principais ações desenvolvidas pelo grupo estão a realização de campanhas de valorização dos espaços públicos da cidade, a temática da sustentabilidade, elaboração e divulgação de pesquisas e diagnósticos sobre as condições de vida na cidade, além do trabalho em conjunto com poder público e a utilização de um programa com metas e planejamentos para melhoria do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.