SÃO LUÍS – Para ter uma empresa de sucesso é preciso muito mais do que bons funcionários, mercado amplo e recursos financeiros. É indispensável ter bons gestores e pessoas capacitadas na área de recursos humanos. É buscando dar orientação nessa área, que teve início, nesta quinta-feira (19), o VII Congresso de Gestão de Pessoas do Maranhão, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Maranhão (ABRH-MA).
Com o tema “Gestão empreendedora, uma construção coletiva”, o Congresso traz para a mesa de discussão uma visão mais ampla do empreendedorismo, mostrando que ele é possível e essencial dentro das organizações corporativas, como explica o presidente da ABRH-MA, Edilson Lira.
“Nosso objetivo é fomentar isso pra os gestores e mostrar pra eles que eles precisam de ter um papel relevante no sentido de tornar sua organizações empreendedoras. É que às vezes as pessoas não entendem o que é empreendedorismo, pensam que empreendedor é aquela pessoa que vai sair da empresa e montar um negócio à parte. Nossa missão é indicar os caminhos do que é ser empreender dentro de uma empresa”, explica Edilson Lira.
O presidente da ABRH-MA ressalta que a Associação tem tido um papel importante no Maranhão, ao realizar eventos como o Congresso, além de outras ações que visam ampliar a qualificação e o reconhecimento da área de RH no Estado.
“A gente não pensa só na empresa privada, mas também nas empresas públicas. A ABRH-MA é uma instituição vitoriosa, que tem contribuído muito com o desenvolvimento do Maranhão, através desses eventos, no sentido de proporcionar conhecimento, fomentar os gestores de competência pra melhorar a gestão de pessoas das suas organizações”, defende Edilson Lira.
Ouça a entrevista completa que Edilson Lira deu ao Imirante.com.
Presente no vento, a presidente nacional da ABRH, Leyla Nascimento, também reconhece o trabalho da Associação no Maranhão.
“A ABRH-MA tem feito um trabalho incrível. A associação está trazendo soluções e divulgando boas práticas no Estado. E, sobre este evento, o tema é muito importante e, estamos aqui para discuti-lo e trocar informações”, destaca Leyla Nascimento.
Palestra
Na palestra de abertura do congresso, moderada pelo Sardinha -presidente da abrh do RJ, o pesquisador Sigmar Malvezzi falou sobre o tema do evento. Ele afirmou que esse assunto representa, com precisão a sociedade do Século XXI, com sua gramática de negócios e suas demandas sobre a gestão de pessoas.
“Neste momento de sofisticado desenvolvimento tecnológico, a gestão de negócios e de pessoas converge na demanda de ação construída coletivamente. Tudo funciona como uma cadeia, nesse contexto, saber liderar e gerir pessoas é fundamental e liderança é algo aprendido e adquirido”, defende o pesquisador.
A gerente de gente e gestão de uma empresa de refrigerantes do Maranhão, Ana Barbosa, participa do Congresso e vê no evento uma oportunidade de aprendizado.
“A ABRH tem crescido muito no Maranhão e tem trazido eventos com esse, com um nível de palestrantes muito bom. Eu acredito que a gente tem que ter conhecimento, trocar informações, pois ninguém mais vive hoje sem interação social. E, este é o momento de ver, trocar experiências e aprender”, ressalta Ana Barbosa.
Premiação
Abrilhantando o final do primeiro dia do Congresso, foi entregue o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, que visa valorizar as melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como estimular ao pensamento criativo e identificação de novos talentos.
Em sua primeira edição no Estado do Maranhão, as categorias dão destaque a temas de maior relevância para o desenvolvimento de nossa sociedade e a competitividade do país.
“Agora a gente está fazendo a primeira edição do Prêmio Ser Humano no Estado, premiando empresas de destaque no Maranhão, valorizando o papel delas como exemplo a serem seguidos. Isso prova que temos empresas com boas prática em gestão de pessoas. E ABRH pretende disseminar essas informações e formar líderes nessa área. Qualquer pessoa, independentemente da área, lida com pessoas. E, lidar com pessoas necessita de habilidades, competências, para que consiga o melhor pelas pessoas e através delas”, defende Lara Mendes, vice-presidente da ABRH-MA e Gerente de Gestão de Pessoas do Grupo Mirante.
O Prêmio Ser Humano contemplou cinco categorias e duas modalidades:
Modalidade
Gestão de Pessoas | Organização
Gestão de Pessoas | Profissional
Gestão de Pessoas | Acadêmica (Graduação / Pós-Graduação)
Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Organização Cidadã
Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Organização do Terceiro Setor
O evento, que segue até esta sexta-feira (20), tem uma vasta programação, com palestras, exposições de serviços, sorteios, cerimônia de premiação, entre outros.
Veja a programação completa desta sexta-feira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.