SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira (23), sete balanças foram apreendidas durante a Operação Semana Santa realizada nas feiras de São Luís, pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). No total, 15 balanças irregulares foram apreendidas em dois dias de fiscalização (22 e 23 de março) em São Luís.
A operação, que contou com a participação da Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor, teve como alvo da fiscalização as balanças que pesam pescado nas feiras e mercados da capital.
Das balanças apreendidas nesta quarta, duas foram no Mercado do Peixe, próximo à rotatória do Anel Viário, no Centro. A fiscalização também foi realizada no Mercado Central, além das feiras da Praia Grande e do Anjo da Guarda.
Entre as principais irregularidades detectadas, está o erro nas pesagens com diferenças que varia de 100 até 300 gramas. Significa que o consumidor está levando produto abaixo do peso real. “Esta fiscalização visa verificar a precisão das balanças. Ou seja, garantir que o consumidor adquira seu produto sem ser lesado”, disse o diretor técnico do Inmeq-Ma, Zois Gantzias. Outra irregularidade detectada nas balanças apreendidas é a falta do lacre do Inmetro.
Durante os dois dias de fiscalização, o Inmeq-MA percorreu as 10 principais feiras e mercados da capital. Também foram fiscalizadas balanças das feiras da Cohab, Cohatrac, Forquilha, João Paulo, Liberdade e Bairro de Fátima.
Os feirantes que tiveram seus equipamentos apreendidos foram autuados e serão multados.
Saiba Mais
- INMEQ-MA alerta sobre os riscos de acidentes com fiação e cabos elétricos
- Barreiras e radares em rodovias do Maranhão são fiscalizadas
- Inmeq realizará campanha de renegociação de débitos de multas
- Inmeq notifica oficinas clandestinas de reparo de balanças
- Inmeq estende prazo para verificação de taxímetros em SL
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.