SÃO LUÍS – Há um senso comum hoje em dia que diz que todos precisam empreender. A palavra, que não existia no vocabulário de muitos brasileiros, hoje é regra. E com isso, as startups tem se tornado a alternativa mais procurada, principalmente pelos jovens.
Começar um negócio pode ser algo assustador, ainda mais para quem tem ideias inovadoras. No Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Seppie), promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) nesta semana, jovens puderam expor projetos autorais e aprender com alguns realizadores.
Em meio às palestras e workshops, as conversas sobre startups serviram para aumentar o poder de visão dos jovens empreendedores e estimular a criação de métodos inovadores. O palestrante Rafael Coelho, falou porque as startups ganharam força nos últimos anos. ''A diferença da startup para uma empresa comum é que a gente consegue ter uma velocidade maior de desenvolvimento'', disse.
Games
Quem nunca ficou viciado em jogos simples de celulares? Geralmente produzido por uma equipe pequena, os jogos indie se tornaram uma alternativa vantajosa para quem quer começar no mercado de desenvolvedor.
A produção de jogos eletrônicos é o setor que mais cresce no mundo do entretenimento, superando mídias clássicas como o cinema e a música. Em decorrência dessa numerosa produção de jogos, tanto para consoles como para dispositivos móveis, como celulares e tablets, jogos independentes estão atraindo cada vez atenção do grande público.
Com workshops sobre a criação de jogos, os estudantes puderam ter noção de como construir a movimentação dos personagens, a narrativa e a arte conceitual dos jogos, onde é necessário ter conhecimento básico de ilustração.
O professor e desenvolvedor de jogos, José Olavo, falou sobre a resposta do público quando se fala em games em São Luís:''O público está crescente. A cada palestra que a gente ministra, eles acabam abraçando mais a área de jogos. E evento assim é bom para alcançar as pessoas, que não sabem nem que existe uma associação maranhense''.
Saiba Mais
- Mais de 13 milhões usam ferramenta de segurança em contas GovBr
- Mais 50 milhões de usuários de smartphones até 2029 – a infraestrutura existente dará conta?
- Brasil tem estrutura digital colonizada, alerta sociólogo
- Fornecer dados biométricos preocupa 60% dos brasileiros, diz pesquisa
- Termina nesta terça-feira (20) as inscrições para o Dia Mundial da Criatividade em Camaçari
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.