SÃO LUÍS - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRv) realizou mais uma fiscalização pela Operação Lei Seca, na noite deste sábado (10) e madrugada de domingo (11). A ação faz parte da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca, que tem por objetivo evitar que condutores usem bebidas alcoólicas e outras drogas antes de dirigir.
Leia também:
Operação contra uso de álcool por motoristas será feita em todo o país
Pesquisa mostra que 1 em cada 4 motoristas admite dirigir após beber
Lei Seca: multa ficará mais pesada para quem for pego alcoolizado ao volante
Em São Luís, foram realizadas 329 abordagens, que resultaram em 57 casos de alcoolemia, sendo 47 por recusa de fazer o teste do etilômetro, nove por infração de trânsito, e uma por Termo de Constatação da Alteração da Capacidade Psicomotora (TCACP). Não foi registrado nenhum caso de crime de trânsito, que é quando o resultado do etilômetro supera o limite de 0,33 mg/L.
A ação contou com a participação de uma equipe formada por dez educadores do Detran-MA, que distribuiu panfletos educativos e conversou com os condutores sobre os perigos da mistura de álcool e direção. Essa já é a terceira mobilização nacional realizada em 2018 com ações ocorrendo simultaneamente em todo o Brasil.
A fiscalização ostensiva é uma estratégia desenvolvida pelo Fórum Permanente da Operação Lei seca, formado por representantes de 22 Estados da Federação. Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, que participou da ação, a Operação Lei Seca tem sido fundamental para evitar mortes no trânsito.
“Esse trabalho tem tirado milhares de motoristas alcoolizados das ruas. Porém, o mais importante é a conscientização da população. Estamos trabalhando intensamente para acabar com esse péssimo hábito de beber e dirigir”, afirmou.
O comandante do BPRv, tenente-coronel Augusto Magalhães, chama a atenção para a diminuição do percentual de ocorrências.
“Nós estamos começando a atingir a nossa meta, que é justamente realizar muitos testes com poucas notificações lavradas. Nosso objetivo não é punir, mas sim prevenir, e os últimos números mostram que o comportamento da sociedade está mudando. As pessoas estão deixando de dirigir após ingerir bebida alcoólica”, destacou.
O taxista Luís Oliveira, abordado pela blitz, elogiou o trabalho da Operação Lei Seca. “A gente se sente mais seguro sabendo que as autoridades estão fazendo esse trabalho de fiscalização. E para o pessoal da minha profissão, isso é bom porque, além de ter mais segurança no trânsito, tem mais clientes também, não é verdade?”, comentou.
Saiba Mais
- Em 15 anos de Lei Seca, Maranhão registrou 12 mil infrações relacionadas a álcool e direção
- Lei Seca: 408 testes do bafômetro são realizados em São Luís no Carnaval
- Blitz da Operação Lei Seca agora também nos dias úteis em SL
- Lei Seca soma dados positivos após 10 anos, mas levanta questões
- Ao completar 9 anos, Lei Seca não impede que motoristas dirijam alcoolizados
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.