RESGATANDO A HISTÓRIA

Casa do Maranhão abrigará o Museu Interativo do Bumba Meu Boi

Projeto será financiado pelo BNDES, que também apoiará a restauração do Casarão do Saber Popular.

Imirante.com

Prédio histórico onde hoje funciona a Casa do Maranhão será inteiramente restaurado
Prédio histórico onde hoje funciona a Casa do Maranhão será inteiramente restaurado (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai apoiar a restauração do Casarão do Saber Popular e da Casa do Maranhão, localizados no Centro Histórico de São Luís, no Maranhão. O investimento do Banco será de R$ 9,5 milhões, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Os projetos vão estimular novas alternativas para geração de renda à população local, além de trazer iniciativas de educação e integração regional e aumentar a atratividade turística. Os dois projetos foram selecionados no Edital 2021, da Inciativa Resgatando a História.

No Casarão do Saber Popular, será criado um espaço multidisciplinar da cultura maranhense. Já a Casa do Maranhão, que é o antigo prédio da Alfândega, abrigará o Museu Interativo do Bumba Meu Boi. O BNDES vai arcar com 75% do valor total do projeto, a ser executado pela Fundação José Montello (FJM).

Os dois projetos terão novas instalações elétricas, pluviais e sanitárias, além de outras recuperações e substituições de elementos estruturais. Serão criadas, ainda, áreas para recepção do público com venda de produtos, salas de exposições, espaço para ações educativas e culturais, além de bibliotecas. A proposta dos projetos também envolve ampliar o acesso público, com instalação de elevadores e adaptação de equipamentos (audioguias e vídeos) com interpretação em libras.

Outro aspecto relevante do apoio do BNDES é a capacitação profissional: os moradores do Centro Histórico de São Luís receberão cursos para criação de novas alternativas de renda. Serão oferecidos cursos de culinária típica, produção de cachaça artesanal e sorvete caseiro, artesanato e formação de agentes de informações turísticas. 

A restauração do Casarão do Saber Popular e da Casa do Maranhão faz parte das políticas nacionais de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Também está alinhada a estratégias para proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial. 

Localizados em região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os dois projetos vão contribuir para a criação de circuitos de turismo em uma região culturalmente rica, se alinhando com estratégias de preservação da cultura regional. 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.