Maranhão está entre os 10 maiores produtores nacionais de milho
Segundo pesquisa do Etene, o estado teve maior expansão de área no cultivo do grão, em torno de 20,1%.
De acordo com pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a produção regional do milho deve alcançar 11 milhões de toneladas, na safra 2021/2022, o que representa crescimento de 25% em relação ao período anterior. Bahia, Maranhão e Piauí encabeçam o ranking de produção do milho na Região, figurando também entre os 10 maiores produtores do grão no país.
O estudo destaca que há duas áreas de expansão agrícola de grãos, principalmente empresarial: o Matopiba (confluência predominante de cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mais antiga) e o Sealba (confluência de municípios do leste de Sergipe e de Alagoas com o nordeste baiano, mais recente).
Bahia, Maranhão e Piauí se apresentam como maiores produtores nordestinos e oitavo, nono e décimo nacionais, respectivamente. Deste grupo, o Maranhão teve a maior expansão em área (20,1%) e o Piauí, em produção (32,7%) e produtividade (18,8%).
Segundo o autor do estudo, o economista Jackson Dantas Coêlho, além do aumento da produção, há previsão de expansão de 14% da área de cultivo, conforme dados de agosto desse ano da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A tendência de preços é semelhante à nacional, pela demanda aquecida.
Demanda aquecida e clima e relevo favoráveis explicam o desempenho dos estados nordestinos, bem como os financiamentos destinados à atividade. Nos primeiros sete meses do ano, o Banco do Nordeste contratou mais de R$ 1 bilhão em operações de crédito para a milhocultura, sendo R$ 91 milhões no Maranhão.
A instituição dispõe de várias linhas de crédito para produtores de milho, um dos três cereais mais cultivados do mundo. O Banco também participa do Plano Safra, atendendo a produtores rurais de todos os portes, da agricultura familiar ao agronegócio, em sua área de atuação, que abrange Região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Entre as linhas de crédito disponíveis estão o Pronaf, FNE Rural, FNE Irrigação, FNE Sol, FNE Agro Conectado e outras.
Cert Day – Contábil
São Luís receberá no dia 17 deste mês, o Cert Day – Contábil, evento que é uma promoção conjunta da Cert Rede Soluções Digitais e Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA), que acontecerá no Muticenter Negócios e Eventos Sebrae a partir das 8h.
O Cert Day – Contábil objetiva qualificar os profissionais da área contábil, com capacitações, troca de experiências, vivências mercadológicas, imersão de conhecimento e atualizações, oferecendo um cenário de práticas rotineiras modernas e aprimoradas no contexto de trabalho voltado ao segmento da contabilidade.
Além de palestra, consta na programação a exposição de produtos e/ou serviços, com objetivo de fomentar novos modelos de negócios, sendo inovadores e voltados para a melhor atender a classe, podendo agregar de forma positivas as soluções já ofertadas aos seus clientes e parceiros.
Confina Brasil
O Confina Brasil, pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria chega à quarta e penúltima rota no mês de setembro. As equipes compostas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas, visitarão confinamentos e semiconfinamentos do Maranhão e do Pará – além de passar também por Araguaína (TO) – de 5 a 15 de setembro.
A expedição tem programação para visitar 26 propriedades, em 19 cidades maranhenses, sendo que de 12 a 15 de setembro passará pelos municípios de Itinga, Imperatriz, Açailândia, Ribamar Fiquene e Campestre.
Em cada visita, a equipe dará atenção à comercialização do gado confinado, manejo, índices zootécnicos, gestão, nutrição, infraestrutura e sanidade, a fim de analisar e entender a lida diária do pecuarista brasileiro. A expectativa da Scot Consultoria é de que o Confina chegue ao número de 150 propriedades visitadas e cerca de 2,5 milhões de cabeças de gado mapeadas em todo o país.
Cadeia do alumínio
A verticalização da cadeia do alumínio voltou a estar em pauta, dessa vez conduzida pelo Sebrae, Fiema e Fecomércio, que se reuniram com representantes do Consorcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) para discutir a questão. A Associação Comercial e o Sinduscon também participaram do encontro.
Na oportunidade, foram expostas ideias e discutida a retomada das atividades da Fábrica de Redução da Alumar, que retomou este ano as atividades de produção de alumínio. Em 2023, a unidade deve alcançar a capacidade total de 447 mil toneladas de alumínio.
Fecoimp 2022
A Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que será realizada de 21 a 24 em Imperatriz, terá a 2ª edição da Rodada de Negócios, evento que visa relacionar empresas, ampliar conhecimentos, aproximar fornecedores e fomentar a competitividade em um mercado tão concorrido.
Com 208 estandes, sendo 180 no pavilhão central, 20 na área externa e oito pontos de alimentação, a Fecoimp estima receber 35 mil visitantes.
Além do Espaço Turismo, que ganhou mais a área, a Fecoimp traz este ano uma seção nova que é o Espaço Geek, para exposição de coleção de bonecos de games e personagens de super-heróis.
VAREJO
Semfaz em novo endereço
A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) estará em novo endereço a partir do dia 6 de setembro, quando passará atender ao contribuinte em prédio localizado à rua do Egito, nº 283, antigo prédio do Banco do Estado do Maranhão. Na sexta-feira, 2, o órgão não atendeu na antiga sede, na Avenida Kennedy, n. 1455 - Bairro de Fátima, e continuará fechado na segunda-feira, 5, devido a mudança para o novo endereço.
Faema/Senar na Expoema
O Sistema Faema/Senar participará da 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) que acontece de 4 a 11 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, com a oferta de ações voltadas produtor rural e estudantes das ciências agrárias, como a realização de cursos (Manejo sanitário de bovinos; caprinocultura; sistemas de irrigação, entre outros) e palestras. A meta é capacitar mais de 160 pessoas.
Feira da Mulher Empreendedora
A Feira da Mulher Empreendedora vai movimentar neste sábado, 3, economia do município de Paulino Neves. As mulheres credenciadas para a Feira foram capacitadas pelo Sebrae, Prefeitura Municipal e Sala do Empreendedor e ganharam um up na gestão de seus negócios, no marketing, precificação, negociação com o cliente, atendimento, gestão de finanças e muito mais. No dia 21 de setembro, o evento será realizado na cidade de Barão de Grajaú.
Paulo Vieira em turnê
O empresário e coach, Paulo Vieira está em São Luís dia 9 de setembro para proferir a palestra “O poder da autorresponsabilidade”. O evento será realizado às 19h, no Palazzo Eventos, Araçagi. Inspirada em seu livro homônimo, que já vendeu quase dois milhões de cópias, a turnê é destinada a todos que desejam assumir o controle sobre sua vida, negócios e finanças, além de alcançar a alta performance usando ação, foco e autoconhecimento.
Saiba Mais
- Petrobras e Emap assinam contrato no Porto do Itaqui
- Cerca de 95 mil vagas de trabalho deverão ser abertas até dezembro
- Economia do Maranhão deve crescer acima da média nacional em 2023
- Empresariado ouvirá propostas de candidatos ao Governo e Senado
- Juros altos: vale a pena financiar casas e carros agora ou esperar?
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.