Encontro no PSB, em Brasília, demonstra alinhamento para 2024?
Governador Carlos Brandão e o deputado Duarte Júnior se reuniram na sede da direção nacional do PSB e pauta passou pela disputa eleitoral de 2024 em São Luís.
SÃO LUÍS - A ida do governador Carlos Brandão (PSB) já estava com uma agenda definida. ele se reuniria com outros governadores para alinhar a pauta sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) que vai ser apresentada nesta sexta-feira, 27, e também encontrar com deputados e senadores maranhenses para tratar de recursos para avançar nas políticas públicos e investimentos no Maranhão.
Mas para além desta pauta mais ligada ao governo, Brandão teve pauta mais ligada a política partidária. Ele esteve na sede nacional de seu partido, o PSB, e encontrou com o deputado federal Duarte Júnior. O encontro, registrado nas redes sociais dos dois políticos, foi resumido dizendo que conversaram ajudar o Maranhão cada vez mais.
Somente Duarte Júnior que decidiu incluir além do Maranhão, São Luís também. “Cada dia mais unidos e focados na luta por mais direitos e oportunidades para São Luís e todo o Maranhão”, escreveu o parlamentar sobre a reunião com o governador.
Se fosse somente um deputado federal, se poderia que a pauta do encontro foi sobre alianças, espaço de poder no governo, direcionamento de emendas. A questão é que Duarte é pré-candidato a Prefeitura de São Luís com apoio da direção nacional do PSB. Então, a reunião foi um alinhamento para 2024?
É possível que sim. Fica evidente que o assunto foi a disputa eleitoral de 2024 na capital maranhense. E esta possibilidade é reforçada pelo local escolhido para a reunião. Ou seja, dentro da sede da direção nacional socialista. Ao que parece, o partido deixou claro a Carlos Brandão que a candidatura de Duarte deve ser tratada como prioridade da legenda.
Simbologia
A simbologia no encontro dos dois políticos maranhense (sede do PSB, foto com a bandeira do partido atrás deles, por exemplo) deixa claro que há uma preocupação com a posição que o governador pode tomar em relação a disputa de 2024.
Nos bastidores, muitos atores políticos falam em apoio de Brandão ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB). Outros aliados viram como sinal o encontro do governador com o prefeito da capital Eduardo Braide (PSD).
E isto tem incomodado Duarte Júnior que além de ter outros nomes que podem receber apoio de Brandão, ainda é algo de fogo amigo de aliados mesmo aqueles mais ligados ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).
Sem aliança
Sobre uma aproximação de Carlos Brandão com Eduardo Braide, o governador - em reunião com o PSB e PCdoB - já havia deixado claro que não há qualquer relação política eleitoral.
Segundo disse Brandão aos deputados presentes, o encontro foi uma solicitação do prefeito (feita ainda em 2022) e o assunto foi relação institucional somente.
Mesmo assim, a declaração não foi suficiente para convencer do contrário alguns dos presentes na reunião.
Saiba Mais
- Josimar e o governo ainda em impasse sobre apoio do PL ao Palácio
- Desembargador suspende sessão da Assembleia que votaria orçamento de 2025
- Valdemar Costa Neto vem a São Luís confirmar liderança de Josimar no PL
- Lula aconselhou Brandão a concorrer ao Senado
- Pedido do MDB mostra confronto de Othelino com Marcus Brandão
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.