SÃO LUÍS - Com o objetivo de conscientizar a população e combater a violência contra os animais, a campanha “Abril Laranja” foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), que também possui ações no Brasil.
Para entender a importância da campanha, é preciso conhecer as cinco liberdades que devem ser garantidas aos animais. Assim como os humanos, os bichinhos de estimação possuem necessidades nutricionais, ambientais, sanitárias e até sentimentais.
“Os animais sentem fome, frio, dor, então não devemos deixar que eles sofram essas injúrias. É preciso lembrar que eles devem estar sempre em condições onde consigam expressar o seu comportamento natural. Ou seja, eles precisam correr, brincar, e estar à vontade”, explica a Dra. veterinária Heva Cavallini.
Para evitar que um animal, seja ele de qualquer espécie, passe por situações de maus tratos, é preciso garantir que ele esteja:
- Livre de dor, injúrias e doenças
- Livre de desconforto
- Livre de fome, sede e má nutrição
- Livre de medo e estresse
- Livre para expressar o seu comportamento natural
Além das cinco liberdades, a sociedade também deve entender que toda situação de maus tratos pode ser denunciada, para livrar o animal da exposição à violência, seja na rua, em casa, ou outros locais.
Como denunciar?
Caso presencie alguma situação de violência contra animais, a população pode realizar uma denúncia, de forma anônima, por meio de canais oficiais como a polícia civil. Veja os números disponibilizados para denúncias de maus tratos a animais em São Luís:
- 190: Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS)
- Disque-Denúncia do Maranhão (São Luís): (98) 3223-5800
Saiba Mais
- Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de pets
- Câmara aprova projeto que obriga aéreas a rastrear transporte de pets
- Medicina alternativa para pets: veja os benefícios dessa técnica para promover o bem-estar animal
- MEIs representam 78% dos negócios ligados ao mercado pet em todo o país
- Conheça 5 sinais para identificar se seu pet está deprimido
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.