SÃO LUÍS – Entre os dias 2 e 5 de agosto, cinco equipes de estudantes do SESI de São Luís e Imperatriz vão representar o estado no Festival SESI de Robótica Off Season, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Os alunos, do ensino médio, vão disputar com réplicas de carros da Fórmula 1 e robôs de médio porte em duas modalidades: F1 in Schools e FIRST Tech Challenge (FTC).
O festival vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. As equipes maranhenses são formadas por alunos das escolas SESI São Luís e Imperatriz. Ao todo, são 33 alunos e oito técnicos envolvidos na competição.
Na modalidade F1 in Schools, os estudantes modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO². As equipes Graffeno, Ragnar e Pugnator vão competir nessa categoria com seus protótipos.
Já na modalidade FTC, os estudantes constroem e programam robôs, a partir de um kit de peças reutilizáveis, para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena. Sob orientação do técnico, os estudantes colocam em prática princípios de engenharia, desenvolvem programação em JAVA e têm oportunidade de aplicar diversas habilidades nos projetos. As equipes Everest e Falcons vão mostrar suas habilidades nessa categoria com seus robôs.
Além do desempenho dos carros na pista e dos robôs na arena, os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os dispositivos; os alunos também elaboram projetos sociais com a comunidade, um plano de marketing e atuam na gestão financeira das equipes.
Para o superintendente regional do SESI Maranhão, Diogo Lima, o festival é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem competências importantes para o futuro.
“Nós estamos orgulhosos dos nossos alunos que conquistaram a sua participação no Internacional! A robótica estimula o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação. Além disso, os alunos têm contato com temas relevantes para a indústria e para a sociedade, como sustentabilidade, energia e mobilidade. O festival é uma forma de reconhecer o talento e o esforço desses jovens que se dedicam à ciência e à tecnologia”, afirma Lima.
Saiba Mais
- Escola SESI Caxias abre 70 vagas, pagas e gratuitas, para Ensino Médio
- Novas unidades do Sesi Indústria do Conhecimento serão instaladas no MA
- Estudantes do SESI conquistam medalhas no JEMS 2024
- Em comemorações aos 75 anos do SESI no Maranhão, escola SESI Araçagi é entregue oficialmente
- Sesi: maior rede de educação privada do MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.