Projeto de verticalização da cadeia do abacaxi Turiaçu desenvolvido pelo Senai revela novas formas de consumo da fruta
O especialista e consultor tecnológico na área de Alimentos Marcos Cruz explica como funciona o projeto.
SÃO LUÍS - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) possui um trabalho de grande abrangência e impacto no Maranhão, por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em diversas áreas do mercado de trabalho. Contudo, a entidade também possui uma vertente em avançado desenvolvimento que trabalha com tecnologia e inovação.
Um dos casos que reflete o investimento na inovação é a área de alimentos do Senai que, entre diversos projetos, possui um programa de Verticalização da Cadeia do Abacaxi Turiaçu. Para conhecer mais sobre o projeto, o Imirante conversou com o especialista consultor tecnológico na área de Alimentos do Senai, Marcos Aurélio Cruz Costa.
A partir deste projeto, o Senai já conseguiu desenvolver mais de 30 subprodutos a partir do abacaxi Turiaçu. Entre eles, está licor de abacaxi, geleia, calda, gel e outros.
Os produtos feitos a partir do abacaxi beneficiam o transporte para outras regiões, uma vez que o abacaxi sendo aproveitado de diferentes forma produz uma ampliação na validade para consumo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.