SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) informou os resultados de pesquisas feitas pelo Observatório do Turismo do Maranhão. Os dados são os referente ao primeiro semestre de 2023, e tem o objetivo de facilitar a vida dos turistas, empresários e dos gestores públicos, que precisam de informações sobre o Maranhão.
A ferramenta é um facilitador que mostra a demanda turística atual e o potencial do Maranhão para o setor. O levantamento faz referência ao mercado nacional e internacional, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita o Maranhão.
"Em relação ao ano passado, foi registrado um crescimento de 139% no número de turistas estrangeiros nos seis primeiros meses do ano. Entregamos, no começo de agosto, a pesquisa que funcionou como um termômetro para avaliar as preferências de nossos visitantes e nortear programas e ações em curso pela Secretaria de Estado de Turismo", explica a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo.
A coordenadora do Observatório do Turismo no Maranhão, Letícia Cynara, pontua a importância e o objetivo da pesquisa como fatores essenciais para traçar estratégias de gestão que auxiliem o setor. “Essas pesquisas realizadas semestralmente fornecem uma série histórica de grande importância para análises estatísticas, gerando dados concretos do turismo no nosso Estado. Assim conseguimos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o Turismo, alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, destacou a coordenadora.
Mercado doméstico (turismo interno)
Segundo a pesquisa, a maior parte das viagens de turismo interno acontece nos meses de junho e julho. O planejamento dos roteiros é iniciado em setembro, outubro e novembro. Em média o tempo de permanência dos viajantes no destino é de 4 a 7 dias. A maior parte dos turistas (32,27%) se hospeda em hotéis, seguido de pousadas (30,22%), e 22,39% deles ficam na casa de amigos ou parentes. Para os deslocamentos, os principais meios de transporte utilizados são: carro, avião e ônibus. Entre o grupo de turistas brasileiros, 94% das pessoas que visitaram o estado do Maranhão afirmaram que pretendem retornar para conhecer outros lugares do Maranhão de encantos.
A maior parte da ocupação da rede hoteleira do estado é formada pelos próprios maranhenses, que se deslocam entre municípios em períodos específicos, como a temporada de férias, finais de semana e feriados. Em seguida, de acordo com os entrevistados, os que mais procuram o Estado para lazer são originários de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais e Distrito Federal. O perfil dos turistas desta categoria é formado por pessoas, em sua maioria, casadas (46,31%), com idade média de 20 a 40 anos, com grau de escolaridade médio e superior.
Nas abordagens de campo junto aos pesquisados do mercado interno, o Estado foi associado às palavras ‘lindo’, ‘maravilhoso’, ‘único’, ‘perfeito’, fazendo referência às praias, às manifestações culturais, como o bumba meu boi, as belezas naturais do Parque dos Lençóis Maranhenses, e Patrimônio Histórico das construções coloniais de São Luís.
Entre os brasileiros, a principal fonte de informação utilizada para organizar as viagens a lazer é a internet (50,48%). Em segundo lugar, parentes e amigos com (24,74%), agências de viagens e guias turísticos totalizam 11,46%.
Os entrevistados foram perguntados se a viagem correspondeu às expectativas. Mais de 32% (32,73%) dos brasileiros que visitaram o polo dos lençóis maranhenses responderam sim. Já 36,84% dos visitantes que estiveram no polo São Luís avaliaram positivamente as estadias.
Mercado Internacional
Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte das viagens dos turistas internacionais acontece nos meses de Abril, Maio e Junho. O tempo médio de permanência é de 7 a 10 dias. A preferência dos estrangeiros é por hospedagem em hotéis. Os principais continentes emissores para o Maranhão, são Europa, América e Ásia.
O perfil dos turistas desta categoria é formado por visitantes, em sua maioria, casados (40%), com idades que se concentram entre 26 e 36 anos (33,06%) e 46 e 60 anos (25%), com curso superior (40,32%). Assim como o público nacional, os sites de busca são a principal fonte de informação sobre atrativos, rede hoteleira e programação cultural entre os turistas internacionais.
Nas entrevistas de campo, os estrangeiros associaram o estado às palavras ‘praias’, ‘bumba meu boi’, ‘lençóis maranhenses’, ‘deserto brasileiro’, ‘patrimônio histórico’, ‘patrimônio natural’ e ‘riqueza histórica e cultural’.
Entre os turistas internacionais, a principal fonte de informação e o meio pelo qual conheceram o destino são as redes sociais (60,48%), seguidas de TV (15,32%) e revistas (7,25%).
Perguntados sobre se a viagem correspondeu às expectativas, pelo menos oito em cada dez estrangeiros (81%), que visitaram o polo dos Lençóis Maranhenses, responderam sim. Enquanto 75% dos que estiveram no polo São Luís avaliaram positivamente suas estadias.
Observatório do Turismo do Maranhão
Para saber o perfil do visitante que procura o Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou pesquisa de caracterização e avaliação de serviços estaduais. As entrevistas levantam informações sobre idade, origem, gênero, renda, nível de satisfação com serviços e equipamentos, gasto e tempo de permanência no destino. Os dados são usados no planejamento de ações futuras da Setur-MA e para ampliar a participação de turistas nacionais e estrangeiros no Maranhão. Na pesquisa realizada no período junino, a equipe responsável obteve apoio de alunos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão para a coleta de dados.
A Secretaria de Estado do Turismo mantém o site https://observatorio.turismo.ma.gov.br/ que disponibiliza resultados de todas as pesquisas.
Saiba Mais
- Inscrições abertas para o I Workshop de Turismo Náutico do Polo São Luís
- Ministério promove feirão com descontos em hotéis e passagens aéreas
- Entenda como turismo no Brasil pode se beneficiar da agenda climática
- Governo quer atrair 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027
- Turismóloga proferirá palestra para mulheres
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.