Dia Nacional de Combate ao Aedes

São Luís realiza Dia D de combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira (15)

Objetivo de alertar a população sobre as medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Imirante.com

Atualizada em 13/12/2023 às 19h52
Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue.
Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (15) será realizada uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de alertar a população sobre as medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya. 

Na Praça do Panteon (Centro), das 8h às 11h, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e outras entidades vão realizar ações de abordagem educativa da população e sensibilização para a importância da participação de todos no combate ao vetor da doença.

Durante esta semana a prefeitura realizou em toda a cidade um trabalho de intensificação das visitas às residências para inspeção e tratamento de depósitos, orientação da população e nebulização espacial com o carro fumacê. Além disto, foi feito recolhimento de bagulho volumoso e pneus, mutirão de limpeza, palestras e atividades educativas em escolas. 

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, alerta que com a proximidade do período chuvoso é necessário redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “O início do ano alterna altas temperaturas com pancadas de chuva, que criam um ambiente muito favorável à reprodução do Aedes aegypti, aumentando os casos de dengue, zika e chikungunya, por isso, é preciso intensificar as medidas para restringir a formação de criadouros do mosquito”, pontua. 

Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue, 1.813 casos de chikungunya e 16 casos de zika. 

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, evitando deixar água armazenada em recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.