Tempo integral

Prefeito e secretária contestam denúncia de suposta fraude na Educação

Dr. Julinho e secretária de Educação de Turiaçu divulgaram vídeos nas redes sociais.

Ipolítica

Atualizada em 10/01/2024 às 15h23
TCE apontou inconsistências milionárias nos dados de matrículas
TCE apontou inconsistências milionárias nos dados de matrículas (divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Três dias após o Fantástico denunciar a existência de um suposto de esquema de fraudes em matrículas na educação de tempo integral e no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o prefeito de São José de Ribamar, Julinho Matos (Podemos), e a secretária municipal de Educação de Turiaçu, Graciete Santos, decidiram se manifestar sobre o assunto.

Leia mais: Em 2023 Famem refutou auditoria realizada pelo TCE nos municípios

Nas redes sociais, o gestor de Ribamar negou qualquer irregularidade no município e disse que a matéria fez confusão entre escola de tempo integral e ensino integral. “A nossa educação é de qualidade e integral, e está sendo tratada com seriedade no município”, disse.

Ele divulgou um vídeo em sua conta no Instagram.


Já a manifestação da titular da Semed de Turiaçu ocorre, também, um dia depois de vazar um áudio do prefeito, Edésio Cavalcanti, contestando dados da reportagem e apresentando uma curiosa justificativa para a possível irregularidade.

No áudio, o gestor municipal diz que há alunos que se matriculam, mas podem não querer frequentar as aulas.

De acordo com o Fantástico, Turiaçu recebeu quase R$12 milhões para o programa e a prefeitura informou ter mais de 7.500 alunos estudando em 63 escolas em tempo integral. “Mas por lá não tem nenhuma escola que ofereça esse tipo de ensino”, diz o programa televisivo.

Segundo a secretária, o programa da TV Globo foi ao ar com diversos equívocos, provocados por erro na apuração de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão.

“A gente coloca no sistema do Educacenso, educação em tempo integral e não matricula na escola em tempo integral”, disse a secretária, ao explicar a diferença entre escola de tempo integral e ensino em tempo integral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.