(Divulgação)
COLUNA
Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

O riso que nos protege

Na trajetória da morte, há coisas desoladoras, mas outras animadoras, desde que se mantenha o bom humor.

José Ewerton Neto

 
 

Não tema conhecê-la um pouco mais. Como tudo que faz parte da vida humana, há na trajetória da morte, a indesejada das gentes coisas desoladoras, mas outras animadoras desde que você mantenha sempre seu bom humor.

1.Com base em registros históricos, a prática de enterrar indivíduos falecidos remonta a mais de 350.000 anos.

Isso significa, caro leitor que, por mais que você se julgue especial, o seu cerimonial de adeus, com pompa ou sem pompa, com choro e sem choro, com aplauso ou sem aplauso, será mais manjado no céu (para onde você supõe que vai) do que minuto de silêncio em jogo de futebol.

2.De acordo com o Population Reference Bureau, aproximadamente 117 bilhões de indivíduos faleceram desde o início da humanidade.

Portanto, caro leitor, você é apenas o número 117000000001 da lista, por enquanto. Ou seja, você não é um zero à esquerda como o Governo pensa que você na sua estimativa de vida, mas, pensando bem, é quase isso. 

3.Dá para acreditar que cerca de 153 mil pessoas morreram no mesmo dia em que você nasceu? A média é essa.

Essa é para ficar vaidoso e agradecido! Enquanto 153 mil pessoas morriam você estava ganhando seu direito de passagem para a vida. E entre milhões de espermatozoides, você atingiu o óvulo e chegou lá primeiro. Como se fosse um Ayrton Senna.

4.Com base em um artigo da National Library of Medicine, a cada ano, somente nos Estados Unidos, 7 mil a 9 mil pessoas morrem devido à má caligrafia em suas prescrições médicas.

E nós, pacientes, que não sabíamos até agora que caligrafia ruim de médico tinha a intenção de nos matar!... A partir de agora , por via das dúvidas, peça para ele lhe enviar a receita pelo zap. 

5.A audição é o último sentido que nós perdemos quando morremos.

O pior dessa história é se, ao invés da marcha fúnebre, quando você estiver morrendo passar um carro de som tocando música de dupla sertaneja! 

6.O Monte Everest tem 200 corpos espalhados por suas trilhas que são usados como pontos de referência para os alpinistas que tentam chegar ao topo.

Embora triste e mórbido, tem lógica. Quanto mais perto do céu, mais intimidade com a morte você precisa ter. 

7. De acordo com a Sentient Media, a média global de ataques de tubarão a humanos mais recente dos últimos cinco anos é de 72 por ano, enquanto os humanos matam aproximadamente 11 mil tubarões por hora e 100 milhões de tubarões por ano.

Uma luta inglória, essa dos tubarões, não é mesmo? Pior que a do touro contra o toureiro. Como sofrem e são discriminados os animais!

8.O inventor da lata das batatas Pringles solicitou que suas cinzas fossem armazenadas numa lata dessas após sua morte.

Ainda bem que eu não gosto de batatas fritas. Senão a partir de agora, toda vez que fosse comprar uma lata de Pringles iria investigar antes para ver se tem cinza. 

9.Cerca de 440 mil pessoas morrem todos os anos por erros médicos evitáveis.

O triste é que você paga todo ano aumentos abusivos dos Planos de Saúde por esses erros, sem deputado que nos defenda. 

10.No Reino Unido, existe um serviço que oferece o aluguel de amigos falsos que derramarão lágrimas no funeral de um "ente querido".

Aqui no Brasil se o cara for rico ou um político importante, não precisa gastar grana. Eles já vão espontaneamente, sem cobrar nada. 

11.Quando um indivíduo falece e não tem companheiros ou entes queridos para irem ao seu funeral, um poeta recebe a tarefa de compor e entregar um breve poema durante a cerimônia em Amsterdã.

Que bom se esse costume surgisse no Brasil. Além de encontrar quem escute seus poemas nossos poetas levantariam uma grana que anda escassa. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.