(Divulgação)
COLUNA
Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Vão anular os apelidos?

No Brasil acima dos fatos e da realidade se sobrepõem as canetadas todo-poderosas.

José Ewerton Neto

 
 

É isso mesmo que você viu ou escutou. Assim, sem pestanejar, como se fosse algo tão trivial como fazer xixi, o ministro Dias Toffoli do STF anulou – por decisão judicial – a operação Lava-Jato e tudo que ela fez durante longos anos.

É isso mesmo. Tanta falcatrua, tanta grana sua indo para o bolso de safados, tanta investigação, tanto ladrão preso e, sobretudo, tanta corrupção confessada e admitida pelos próprios corrompidos, agora vai virar nada por uma decisão do ministro. Como se ele fosse o senhor de todas as coisas e fatos. Como se fosse o senhor do tempo em que essas coisas aconteceram. Como se fosse Deus ou, talvez, maior que Deus. Porque só uma entidade tão grandiosa seria capaz de anular a realidade. 

Mas, já que é assim, que assim seja feito, porque no Brasil acima dos fatos e da realidade se sobrepõem as canetadas todo-poderosas, as únicas capazes de mudar até o espaço-tempo. 

Só que o ministro Dias Toffoli parece ter esquecido algo: Dos apelidos com que se davam os meliantes da Lava-Jato que, agora, depois de Marcelo Odebrecht serão absolvidos. Eles permanecem ainda na memória do povo, por esquecimento do ministro que a isso não se referiu em sua decisão: Campari era o apelido de Gim Agnello que recebeu 2,8 mi, Decrépito era o apelido de Paes Landim que recebeu cem mil. Missa o de José Carlos Aleluia que recebeu 200 pilas, Caranguejo, o de Eduardo Cunha com 7 mi no bolso e A feia, Lídice da Mata com seus duzentos mil. 

Como excluí-los?

Uma sugestão. Que o ministro não os anule também, pois agora é tarde. Mas sim que os adapte via ordem judicial. Dessa forma Campari passaria a ser Uísque, Decrépito passaria a ser Jovial, Caranguejo ,Ostra; Missa , Ato de Fé e A feia se tornaria A FORMOSA

E, desse modo, sem mexer mais na realidade, (já que não é de bom alvitre alterá-la tanto assim) a vida no Brasil continuará a ser BÓTIMA, como diz o popular: melhor que boa e melhor que ótima. Para os mesmos. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.