SEGUNDA-FEIRA
Começamos a semana com a vereadora Fátima Araújo usando a tribuna para cobrar o prefeito Eduardo Braide sobre a falta de ônibus na Vila Lobão, em São Luís.
Segundo a parlamentar, anos anteriores o bairro contava com seis ônibus, desde 2017 o número reduziu para apenas um. Além disso está em péssimo estado.
No mesmo dia, a Comissão Processante da Câmara Municipal de São Luís iniciou as oitivas referentes ao caso do vereador Domingos Paz (DC), denunciado na Casa Legislativa por assédio sexual. Domingos Paz é citado em crimes de assédio e até estupro de vulnerável desde 2022.
O colegiado, composto pelos vereadores Chico Carvalho (PSDB – presidente), Fátima Araújo (PC do B – relatora) e Edson Gaguinho (PP), ouvirá a vereadora Silvana Noely (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, que encaminhou as denúncias. As oitivas deveriam ter sido iniciadas na última quinta-feira, mas foram adiadas devido à falta de notificação da defesa de Paz em tempo hábil.
TERÇA-FEIRA
O prefeito Eduardo Braide (PSD) deve perder, definitivamente, o apoio do PDT para as eleições deste ano. A aliança, fundamental para a Braide a vitória no 2º turno das eleições de 2020, não deve se repetir neste ano. Desde 2022, as relações entre Braide e a legenda ficaram estremecidas e foi iniciado um distanciamento. O lançamento oficial da pré-candidatura do ex-vereador Fábio Câmara para a Prefeitura de São Luís nesta semana deve oficializar a ruptura.
O ato de lançamento da pré-candidatura de Câmara será realizado na próxima sexta-feira (14), durante a Convenção Estadual e Municipal de São Luís. O evento ocorrerá na sede do partido, localizada na Rua dos Afogados, a partir das 15 horas.
QUARTA-FEIRA
Foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís o projeto de lei da vereadora Concita Pinto que obriga o município de São Luís disponibilizar a lei que estabelece o Plano Diretor transcrito em Braille.
Para a vereadora autora do PL, a iniciativa contribui para que todos possam compreender e se beneficiar das diretrizes contidas na lei do Plano Diretor.
QUINTA-FEIRA
O vereador Dr. Gutemberg (Republicanos) apresentou um requerimento para que seja comemorado o Dia Municipal do Fusca em São Luís. A data ainda não foi divulgada.
Segundo o parlamentar, essas relíquias merecem reconhecimento e quando o projeto de lei for aprovado, terá uma festa para a comemoração.
O Projeto de Lei foi apresentado e encaminhado para as comissões de Justiça e Orçamento.
No mesmo dia, A desembargadora Marcia Cristina Coêlho Chaves, da Terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concedeu à prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, nesta quinta-feira (13), liminar com efeito suspensivo em um recurso contra decisão que havia determinado seu afastamento do cargo por 180 dias.
O afastamento determinado pela desembargadora Maria da Graça Amorim, por 50 dias, segue em vigor.
SEXTA-FEIRA
Uma pesquisa eleitoral que seria divulgada na cidade de Presidente Dutra foi suspensa, nesta sexta-feira (14), pela juíza Cristina Meireles, titular da 54ª Zona Eleitoral.
O levantamento foi contratado pelo Sistema Central dos Cocais se Rádio Difusão, e estava sendo realizado pela Agilize Marketing. Mas apresentou “falhas significativas que comprometem sua idoneidade e transparência”, segundo a magistrada, após impugnação formalizada pelo Diretório Municipal do MDB.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
- Vereador de São Luís promete destinar todo seu salário à causa animal
- Justiça não atende pedido de Domingos Paz contra cassação
- Domingos Paz tem mandato cassado por acusações de assédio
- Câmara de São Luís proíbe grampos em embalagens de lanches
- Assembleia aprova entrada de alimentos em estabelecimentos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.