Eleição

Maranhense da PF pode ser o primeiro brasileiro a comandar a Interpol

Indicação deve ser confirmada em novembro de 2024 pela Assembleia Geral da Interpol.

Ipolítica, com informações do G1

Atualizada em 25/06/2024 às 15h52
Urquiza tem 43 anos e desde 2007 integra os quadros da PF
Urquiza tem 43 anos e desde 2007 integra os quadros da PF (Divulgação/Interpol)

SÃO LUÍS - O delegado Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, foi indicado pelo Comitê Executivo da Interpol para ser o próximo Secretário-Geral da Interpol. O mandato é de seis anos, entre 2025 e 2030.

Urquiza tem 43 anos e desde 2007 integra os quadros da PF, com larga experiência na área de cooperação internacional. Natural de São Luís, no Maranhão, ele é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. Possui, ainda, MBA em Administração Pública pelo IBMEC e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC/SP.

Com experiências internacionais, o delegado também realizou cursos de Justiça Criminal na Universidade de Virginia, além de Telecomunicações e Tecnologia da Informação na Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), em Tóquio, e Gestão e Liderança em Harvard.

“Estou profundamente grato pela confiança depositada em mim pelos representantes da comunidade policial global ao ser indicado como o próximo Secretário-Geral. Agradeço também à Polícia Federal e as demais instituições governamentais brasileiras pelo apoio fundamental nesta conquista histórica", disse Urquiza após saber da indicação.

Segundo o governo brasileiro, a indicação deve ser confirmada em novembro deste ano pela Assembleia Geral da Interpol. Se confirmado no posto, essa será a primeira vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição.

Nota - Após a eleição, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores emitiram nota conjunta exaltando o feito.

"A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial. Representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol", diz o comunicado.

"A exitosa campanha pela eleição do brasileiro Valdecy Urquiza a Secretário-Geral da Interpol foi fruto de estreita coordenação entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública", completa.

FBI - Além de Urquiza, outro maranhense da PF que ganhou destaque internacional em 2024 foi o delegado Luís André Almeida. Ele concluiu há algumas semanas um curso de formação em um dos mais importantes centros de formação de líderes policiais do mundo, a FBI National Academy em Quantico, no Estado norte-americano de Virgínia.

“Certamente que era um sonho poder realizar um curso de formação em uma das melhores academias de polícia do mundo”, afirmou ao Imirante.com, o delegado de Polícia Federal após a conclusão do curso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.