Momento de celebração

Curso de Medicina do Ceuma Imperatriz celebra nota máxima em avaliação do MEC

A instituição de ensino superior realizou um momento de celebração com os coordenadores, docentes, colaboradores e autoridades para comemorar a recente conquista.

Publipost/Ceuma

A instituição de ensino superior realizou um momento de celebração com os coordenadores, docentes, colaboradores e autoridades, pela recente conquista. / Divulgação/Ceuma Imperatriz.
A instituição de ensino superior realizou um momento de celebração com os coordenadores, docentes, colaboradores e autoridades, pela recente conquista. / Divulgação/Ceuma Imperatriz.

Após o curso de Medicina da Universidade Ceuma Campus Imperatriz ser contemplado com nota máxima em avaliação de reconhecimento institucional, pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição de ensino superior realizou, na noite da última segunda-feira (24), um momento de celebração com os coordenadores, docentes, colaboradores e autoridades, pela recente conquista.

A recente conquista do curso de Medicina do Campus Imperatriz, contemplado com nota máxima em avaliação de reconhecimento institucional, foi motivo de celebração na noite da última segunda-feira (24) entre coordenadores, docentes, colaboradores e autoridades da Universidade Ceuma.  / Foto: Divulgação/Ceuma Imperatriz.
A recente conquista do curso de Medicina do Campus Imperatriz, contemplado com nota máxima em avaliação de reconhecimento institucional, foi motivo de celebração na noite da última segunda-feira (24) entre coordenadores, docentes, colaboradores e autoridades da Universidade Ceuma.  / Foto: Divulgação/Ceuma Imperatriz.

No mês de junho, o MEC deu a nota máxima 5 para o curso de Medicina do Campus Imperatriz, após avaliar o curso e o desempenho dos estudantes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

A unidade de ensino do Ceuma em Imperatriz foi a única instituição particular da região a alcançar essa nota no curso de Medicina.

Para a Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, a conquista é fruto da parceria e do empenho de toda a equipe, que não mediu esforços para a garantia do resultado.

Segundo a Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, a conquista é fruto da parceria e do empenho de toda a equipe. / Foto: Divulgação/Ceuma Imperatriz.
Segundo a Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, a conquista é fruto da parceria e do empenho de toda a equipe. / Foto: Divulgação/Ceuma Imperatriz.

“Nós só temos a agradecer. Agradecer a Gestão da Universidade Ceuma Agradecer a nossa Coordenadora Bethânia. Agradecer ao nosso Núcleo Docente Estruturante e a todos os nossos professores, funcionários e, principalmente, aos nossos alunos, que confiam diariamente no nosso trabalho”, expressou com gratidão.

No ato de comemoração do reconhecimento estiveram presentes os representantes da Mantenedora do Grupo Educacional Ceuma, Elizabeth Fecury e Fábio Braga, além da Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, e do Gestor do Campus Imperatriz, Renato Sucupira.

A Coordenadora do curso, Bethânia de Lucena, ressaltou que o alcance dessa nota foi resultado de um trabalho feito cuidadosamente há pelo menos 4 anos, com a entrega de quase 200 profissionais de excelência ao mercado de trabalho.

Coordenadora do curso de Medicina do Ceuma Imperatriz, Bethânia de Lucena. / Foto: Divulgação/Ceuma Imperatriz.
Coordenadora do curso de Medicina do Ceuma Imperatriz, Bethânia de Lucena. / Foto: Divulgação/Ceuma Imperatriz.

“Esse é um momento ímpar para nós, fruto do trabalho construído ao longo de um caminho árduo, construído por muitas mãos que colaboraram com todo o processo. É bonito relembrar todo esse processo, desde o início até o presente momento. Então, queria agradecer a toda a comunidade acadêmica, desde a Mantenedora, aos Dirigentes, ao Corpo Docente e Administrativo, aos meus alunos e aos demais que, direta ou indiretamente, fizeram parte disso. Todos nós somos responsáveis por essa grata avaliação”.

E em nome do fundador da Universidade Ceuma, Dr. Mauro Fecury, o representante da Mantenedora, Fábio Braga, expressou a gratidão e a emoção com a conquista de excelência e reforçou que o Ceuma Campus Imperatriz é a mais completa e bem organizada instituição de ensino superior de Imperatriz e foi cuidadosamente planejada pelo Dr. Mauro Fecury.

“Nas palavras do Dr. Mauro Fecury, ele pediu que reforçasse a gratidão pelo trabalho de todos vocês. Que ele deve tudo isso aos professores. Sem professor, não há instituição. Na visão dele, nós só somos grandes se tivermos bons professores. Somos hoje, eu garanto a mais completa e mais bem organizada instituição de Imperatriz e uma das melhores do Maranhão. Ela nasceu toda planejada por ele, lá da mesa, na casa dele, ele planejou cada parede dessa e tem profundo respeito por todo o legado que está sendo desempenhado aqui”, destacou.

A avaliação


O Ministério da Educação avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Periodicamente, o órgão do Governo Federal reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. É por meio dessa avaliação que a sociedade, especialmente os estudantes, podem ter referência quanto às condições de cursos e instituições.

Curso de Medicina no Campus Imperatriz

O Curso de Medicina em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, foi criado em 2017 e, atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas.

O curso segue as mesmas diretrizes dos demais que integram o Grupo Ceuma, sendo focado na formação de médicos éticos e capacitados, com perfil e competências para o enfrentamento dos problemas de saúde da comunidade, bem como o fortalecimento dos programas e estratégias de saúde.

Ceuma Campus Imperatriz

Com a Universidade Ceuma Campus Imperatriz, cidade localizada na região tocantina do Maranhão, a região ganhou um polo educacional e universitário no interior do Estado, que oferece aos acadêmicos a possibilidade de prestarem uma graduação de qualidade em sua própria cidade natal, aspecto improvável há alguns anos.

Inaugurado em 8 de março de 2013, na Rua Barão do Rio Branco, no bairro Maranhão Novo, em Imperatriz, o campus foi criado com o objetivo de expandir para a região centro-sul do Maranhão uma educação de qualidade, que é a marca do grupo Ceuma.


O Campus Imperatriz conta com laboratórios de informática, química, anatomia, engenharias, fisiologia, microbiologia, biotério, habilidades clínicas, farmacologia, além de área de vivência com praça de serviços. Toda essa infraestrutura é preparada para dar aos alunos suporte técnico adequado para a boa formação, além de contar com uma equipe de professores altamente capacitados para preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Cursos de Medicina no Maranhão


De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o Maranhão tem a segunda pior relação de médicos por habitantes do Brasil, o que representa o quantitativo de 1,22 médico a cada 1 mil habitantes, quantitativo muito abaixo da média nacional, que é de 2,41. Esses dados confirmam a carência de profissionais de medicina no estado.

Outro dado que chama a atenção é o fato de grande parte desses profissionais (68%) atuarem na região metropolitana de São Luís, no norte do Estado, evidenciando o papel da Universidade Ceuma em Imperatriz na geração de novos profissionais que abasteçam a região do Sudoeste maranhense, bem como de estados vizinhos, como Brasília, Pará e Piauí.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.