PROJETO DE LEI

Câmara aprova substituição de carroças por carros elétricos

A substituição deve ocorrer, segundo a parlamentar, de forma gradativa, no período de dois anos, por veículos motorizados.

Kailane Nunes / Ipolitica

Carroças em São Luís
Carroças em São Luís (TV Mirante)

SÃO LUÍS - Foi aprovado nesta segunda-feira (26) o Projeto de Lei (PL) da vereadora Silvana Noely (PSB) que dispõe sobre a criação do Programa de Substituição Gradativa dos Veículos de Tração Animal. 

A substituição deve ocorrer, segundo a parlamentar, de forma gradativa, no período de dois anos, por veículos motorizados. O PL propõe ainda um plano de cadastramento e conscientização dos “carroceiros”, com fim de auxiliar na transição. 

Leia também: Candidato esclarece como funcionarão as carroças elétricas

Para a autora, o bem-estar animal é uma preocupação crescente na sociedade, e a manutenção dessa prática vai de encontro aos princípios de proteção animal e modernização urbana. “A presença de veículos de tração animal nas ruas de São Luís reflete uma prática que apresenta diversos desafios e problemas. A utilização de animais para a tração de cargas expõe tanto os animais quanto os condutores e pedestres a situações de risco”, diz.

Leia mais

O candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr, esclareceu o caso que gerou mal entendido nos últimos dias: carros elétricos para carroceiros. 

Segundo ele, o objetivo do projeto de lei apesentado é tirar de circulação os animais que puxam carroças para que sejam usados em equoterapias, tratamento de crianças com autismo e com deficiência. Além disso, os mais de 1.400 carroceiros já cadastrados, vão receber os novos “veículos” da prefeitura. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.