SÃO LUÍS - A AMEM, Associação Maranhense de Esclerose Múltipla, realizará a “Caminhada EM mim pulsa vida 2024”, para comemorar o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla e em alusão a Campanha Agosto Laranja. A Caminhada será realizada neste sábado (31), das 16h30 às 18h, com saída do Quiosque Guaraná do JC em direção à Praça dos Pescadores.
O trajeto contará com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Entre elas, pessoas com esclerose múltipla, profissionais da saúde, familiares, amigos e demais apoiadores, que pretendem chamar atenção para a causa, pois se trata de uma doença ainda pouco conhecida pela maior parte da população.
O que é esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é uma doença neurológica e autoimune em que o próprio sistema imune ataca a bainha de mielina, que é uma estrutura protetora que reveste os neurônios, causando destruição ou danos permanentes nos nervos. Quando uma pessoa tem esclerose múltipla, é como se seus neurônios não conseguissem mais se comunicar com o cérebro, em um processo que na maioria das vezes é irreversível, e piora conforme os anos avançam.
No Brasil, de acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Federação Internacional de Esclerose Múltipla, cerca de 40 mil pacientes sofrem de esclerose múltipla. Em suas fases iniciais, a esclerose múltipla pode ser uma condição silenciosa, com sintomas que surgem e desaparecem naturalmente e que não chamam a atenção do paciente, por isso a importância de conscientização para alertar a população sobre a doença.
Os principais sintomas incluem: visão turva; dificuldade em controlar urina; fadiga; perda de força muscular; formigamento nas extremidades do corpo; fraqueza; sensação constante de “perna que dorme”; falta de equilíbrio; perda visual; espasmos musculares; dificuldades cognitivas; impotência sexual; tontura ou vertigem.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.