SÃO LUÍS - O Serviço Escola de Psicologia (SEP), vinculado ao Departamento de Psicologia (Depsi) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está com vagas abertas para avaliação e atendimento psicológico gratuito para a comunidade acadêmica e também para o público em geral.
A iniciativa tem por objetivo oferecer o atendimento àqueles que não têm condições de realizar o acompanhamento de forma particular.
Para ter acesso ao atendimento, a pessoa interessada deve:
- residir em São Luís ou municípios próximos;
- ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio;
- apresentar comprovante do Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- não estar em acompanhamento psicológico.
Estão disponíveis quarenta vagas para o atendimento psicológico e quatro vagas para a avaliação psicológica. O atendimento é direcionado a pessoas na faixa etária a partir de doze anos de idade. Este ano, não haverá inscrições para crianças de até doze anos de idade.
A ação, que tem por objetivo principal oferecer o atendimento e a avaliação para a comunidade que não possui acesso, também está disponível para a comunidade acadêmica que tenha as mesmas dificuldades de conseguir o acompanhamento.
Léa Furtado, psicóloga do Serviço Escola de Psicologia, explica como a ação é um passo importante para aumentar a acessibilidade dos cuidados com a saúde mental.
“Os atendimentos são voltados para a comunidade em vulnerabilidade socioeconômica, isso torna possível o acesso à saúde mental para pessoas que não conseguem atendimento psicológico, devido a condições financeiras, bem como encontram os serviços públicos com enormes demandas, e limitações para atendê-las”, informa a coordenadora.
Os atendimentos serão realizados por discentes do curso de Psicologia da UFMA por meio de estágios supervisionados, como forma de expandir sua formação profissional. A coordenadora do SEP, Wanderlea Ferreira, explica a importância dos estudantes de ter esse contato com a comunidade que procura o acompanhamento psicológico.
“O serviço oferecido possibilita a ampliação do cuidado com a saúde mental, tanto dos acadêmicos como da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade ao serviço público", destaca.
Léa Furtado também frisa a relevância do projeto de extensão tanto para o exercício de pesquisa da Psicologia quanto para o zelo pela saúde mental e a formação de futuros psicólogos.
“A Universidade Federal do Maranhão cumpre, desse modo, a sua função social, por meio do Serviço Escola, considerando também que, nesse processo, há benefícios mútuos tanto para os futuros profissionais de psicologia como para a comunidade. Destaco também a possibilidade de contribuição do Serviço Escola para o avanço científico da psicologia, pois é um dispositivo em que discentes, docentes e profissionais podem realizar pesquisas, aprimorar métodos e práticas psicológicas”.
Enfim, a Universidade Federal do Maranhão, por meio desse importante serviço, veicula as suas três funções essenciais — ensino, pesquisa e extensão — de forma integrada, produzindo benefícios concretos à comunidade”, destaca.
As inscrições podem ser realizadas via formulário Google Forms no portal do Serviço Escola de Psicologia, clicando aqui, ou para quem precisar, via totem de modo presencial no SEP.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.