SÃO LUÍS - Com a chegada do mês de setembro, o Maranhão enfrenta mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas e a incidência de ventos fortes, comuns do período. Essas condições meteorológicas podem representar riscos para a segurança, especialmente quando associadas à rede elétrica, podendo causar a interrupção do fornecimento de energia e até acidentes fatais.
O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, destaca que é crucial estar ciente de medidas preventivas e práticas seguras. “Durante o período de ventos fortes, árvores, galhos, placas, antenas e outros objetos podem cair ou ser projetado sobre as estruturas e condutores, provocando interrupção do fornecimento de energia, rompimento de condutores e acidentes graves. Em situações como essas, para a sua segurança, mantenha sempre uma distância segura desses objetos e da rede elétrica e avise imediatamente a Equatorial Maranhão, por meio da Central 116”, alertou o executivo.
Pensando em diminuir os impactos de ventanias fortes, que podem arremessar objetos ou derrubar árvores na rede elétrica, a Equatorial Maranhão traz algumas orientações, que garantem mais segurança para a população:
Mantenha distância da rede elétrica - Nunca tente tocar ou mover fios elétricos caídos, em caso de ventos fortes, árvores podem cair sobre a rede elétrica, colocando em risco a população e o fornecimento de energia;
Acione imediatamente a Equatorial Maranhão – Apenas profissionais capacitados e autorizados pela distribuidora podem realizar manobras na rede elétrica, por isso, ao perceber algum objeto (placas, pipas, antenas, metal, etc.) arremessado pelo vento sobre a rede elétrica, não tente retirá-lo por conta própria, ligue na Central 116, para que a Distribuidora direcione equipes ao local;
Árvores na rede elétrica - Em caso de árvore caída sobre a rede elétrica ou com galhos em contato com a rede, as pessoas devem ligar imediatamente para a Central 116 da Equatorial Maranhão;
Fique atento aos alertas meteorológicos - Acompanhe as previsões do tempo e esteja atento aos alertas meteorológicos locais.
Por fim, a Equatorial Maranhão também orienta às pessoas para não se aproximarem de cabos ou fios caídos. Em casos de acidentes com choque elétrico, é preciso acionar a Distribuidora pela Central 116, para que seja feito o desligamento da energia, além do Corpo de Bombeiros (193) e Samu (192) para prestação de socorro à vítima. A segurança deve ser sempre a prioridade máxima de todos. Seguir estas orientações evita acidentes envolvendo ventos fortes e a energia elétrica.
Saiba Mais
- Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
- Brasil não corre risco de crise energética em 2024, diz ministro
- Ministro pede plano de contingência ao Operador do Sistema Elétrico
- Veja dicas de como economizar energia com o retorno da bandeira vermelha em setembro
- Julho fecha com 300 ocorrências de pipas na rede elétrica no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.