SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 20 a 26 de outubro.
Domingo (20)
Depois de vários atrasos em virtude das chuvas durante toda a manhã e tarde no Rio de Janeiro, as finais do Skate Street Feminino do STU Rio ocorreram no domingo (20) à noite, e com vitória de Rayssa Leal.
A maranhense conquistou mais uma vez a maior nota, assim como havia feito nas semifinais da competição. Ela superou skatistas como Chloe Covell e Pâmela Rosa. Foi o quarto título consecutivo de Rayssa Leal no STU.
Com uma primeira volta impecável, Rayssa conquistou a volta e uma nota de 82,80. Ela se tornou tricampeã do STU Rio.
Indígenas da Reserva Alto Turiaçu, localizada no interior do Maranhão, enfrentam um cenário devastador de incêndios florestais que consomem parte da floresta amazônica onde vivem. A reserva, que abrange cerca de 530 mil hectares, é o lar das etnias Ka'apor e Awá-Guajá, sendo esta última composta por alguns dos últimos grupos nômades do Brasil.
A situação, já grave, é agravada pela seca prolongada, que se estende por três meses sem chuvas. A vegetação seca, desprovida de umidade, se torna combustível para as chamas, e até mesmo uma faísca pode desencadear um incêndio de grandes proporções, como o que assola atualmente a reserva. A probabilidade de chuva na região é quase inexistente, estimada em apenas 1%, o que força as equipes de combate a concentrar esforços no isolamento dos focos de incêndio, na tentativa de evitar que o fogo se espalhe ainda mais.
Segunda-feira (21)
Na tarde de segunda-feira (21), um homem, identificado como Kilian Patric Nascimento Costa, de 29 anos, morreu após ser baleado pela Guarda Municipal de São Luís, no bairro do Caratatiua, na região da Alemanha, na capital maranhense.
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que Kilian Patric era paciente psiquiátrico e estava em surto, no momento em que foi baleado pelos agentes de segurança.
Ainda segundo a Semusc, familiares da vítima e a equipe de uma clínica psiquiátrica buscaram ajuda da Guarda Municipal de São Luís, para conter o homem que estava em surto psicótico dentro da casa onde morava com a mãe, na rua Alcides Pereira.
Foi aprovado pela câmara Municipal de São Luís na manhã de segunda-feira (21) o Projeto de Lei do vereador Octávio Soeiro que permite o pagamento de passagem no transporte público municipal com cartão de débito, crédito, pix ou via QR Code. Agora a proposta aguarda a sanção do prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
Uma torre de comunicação caiu em cima de uma igreja católica, na Ilha de Bate Vento, na cidade de Cururupu, interior do Maranhão. O acidente aconteceu no início da tarde de segunda-feira (21).
De acordo com a Prefeitura de Cururupu, a torre encontrava-se inativa e caiu por causa dos fortes ventos na região. Apesar do susto, não houve registro de feridos, apenas danos materiais.
Moradores informaram que a torre, que já era muito antiga e apresentava sinais de deterioração, caiu sobre a igreja Nossa Senhora de Nazaré fazendo o telhado desabar com o impacto.
Uma mulher morreu atropelada por um trem ao tentar atravessar a Estrada de Ferro Carajás, no município de Bom Jesus das Selvas.
Divina Miranda, de 56 anos, caminhava na lateral da estrada quando foi atingida pelo trem. Ela ainda foi socorrida por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.
De acordo com a nota divulgada pela Vale, “o maquinista adotou todos os procedimentos cabíveis, tentou frear o trem, mas não foi possível impedir o acidente. Leia a nota na íntegra:
“A Vale lamenta informar que na manhã deste domingo, 20, uma idosa que caminhava na lateral da Estrada de Ferro Carajás, ao tentar atravessar a ferrovia, foi atingida por um trem, na altura do município de Bom Jesus da Selvas (MA). O maquinista adotou todos os procedimentos de segurança cabíveis, como buzina e frenagem de emergência, mas não foi possível impedir o acidente. O socorro chegou a ser feito, mas infelizmente a senhora veio a óbito no local. A circulação de trens foi interrompida por cerca de 3 horas por conta da manifestação de alguns comunitários e depois foi retomada, permitindo também a continuidade da viagem do Trem de Passageiros. A Vale reforça que promove um diálogo constante com as comunidades ao longo da ferrovia, informando sobre os procedimentos adequados para uma travessia segura e esclarecendo dúvidas relacionadas ao assunto”.
Terça-feira (22)
A Universidade Federal do Maranhão informou que instaurou uma Sindicância Investigativa para apurar o evento no Centro de Ciências Humana, que teve a participação da historiadora, cantora e compositora Tertuliana Lustosa. Na ocasião, a convidada dançou e cantou uma música com letra erótica mostrando os glúteos.
Em nota, a UFMA classificou o caso como “um ato isolado” e afirmou que “não foram utilizados recursos da instituição para a realização do evento, haja vista o financiamento ter sido realizado pelo Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)/CAPES”.
Luciano Huck foi visto na capital maranhense na manhã de terça-feira (22). O apresentador do programa Domingão com Huck, da TV Globo, foi flagrado fazendo gravações no bairro João Paulo e na região do Centro Histórico.
Quarta-feira (23)
Mais um suspeito de participação no assassinato de Elissandro Serra Lins, de 20 anos, no município de Pinheiro, foi preso pela Polícia Civil do Maranhão. Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), foi cumprido um mandado de prisão temporária.
Um motorista perdeu o controle do carro e bateu em outro na avenida Camboa, na capital, por volta das 2h de quarta-feira (23). O carro atingido foi arrastado por alguns metros e acabou colidindo em outro veículo de passeio à frente.
Os carros danificados estavam estacionados, e a vizinhança foi surpreendida com o barulho na madrugada. O responsável pelo acidente fugiu, no entanto, a placa do carro dele caiu no local.
Quinta-feira (24)
Na tarde de quinta-feira (24), um homem foi preso suspeito se masturbar e ejacular nas costas da vendedora de uma loja de roupas infantis, na avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, em São Luís.
De acordo com a polícia, o homem foi identificado como Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos. Ele foi preso em flagrante por estupro no seu local de trabalho, uma loja de roupas na mesma avenida em que fica o estabelecimento no qual a vítima é funcionária.
No momento em que mostrava algumas peças de roupa, a jovem virou de costas e, depois, percebeu que havia caído um líquido pegajoso em suas costas e no seu cabelo.
Depois de identificar o crime, a vítima registrou um boletim de ocorrência no 2º Distrito Policial do João Paulo, que conseguiu, por meio das imagens das câmeras de segurança, identificar e prender o suspeito.
Sexta-feira (25)
A Justiça do Maranhão colocou em liberdade o jovem Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos. Ele foi preso em flagrante, após se masturbar e ejacular nas costas de uma vendedora em uma loja de roupas infantis, em São Luís.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Márcio Victor passou por audiência de custódia, nesta sexta-feira (25) e, por decisão da Justiça, foi posto em liberdade provisória.
Consta na decisão judicial, que o suspeito foi posto em liberdade porque é primário e demonstra não ser capaz de prejudicar as investigações.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que pediu ao Ministério Público Federal (MPF) uma investigação criminal contra a historiadora e travesti Tertuliana Lustosa, pela performance erótica durante um evento acadêmico na instituição.
A medida deve investigar possíveis crimes cometidos pela historiadora. De acordo com a UFMA, ela serve para 'garantir a responsabilização penal adequada e preservar a integridade institucional da Universidade Federal do Maranhão'. A historiadora e travesti Tertuliana Lustosa ainda não se manifestou sobre a atitude da UFMA.
De acordo com Universidade Federal do Maranhão, Tertuliana Lustosa não pertence ao quadro funcional da instituição e quer a apuração da conduta da historiadora, que, no dia 17 de outubro, participou como palestrante no seminário "Dissidências de gênero e sexualidades", organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep).
Sábado (26)
Um homem, identificado como Guilherme Gomes Sousa, de 26 anos, foi assassinado a tiros em uma lanchonete no bairro Santa Cruz, em São Luís. A ação criminosa foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento.
As imagens mostram que Guilherme Gomes estava sentado de costas para avenida, enquanto conversava com outra pessoa em uma mesa. Durante a conversa, dois homens chegam em uma moto e estacionam do outro lado da avenida. Um deles desce da moto, se aproxima por trás de Guilherme e atira na cabeça da vítima, que morre no local. Após efetuar os disparos, o criminoso volta para a moto e foge com o comparsa.
Saiba Mais
- Perseguição, sequestro, homicídios e perdas no humor maranhense e no jornalismo... veja o resumo da semana
- Cadeirada em debate, acidentes nas estradas e feminicídio... veja o resumo da semana
- PMs afastados, assaltante com farda de policial e feminicídio... veja o resumo da semana
- Prisões de suspeitos de feminicídios, polícia conduz irmão de Braide e morte de agente de Saúde... veja o resumo da semana
- Mulher morre em perseguição, afastamentos no TJ-MA e morte de Silvio Santos... veja o resumo da semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.