Legislativo Estadual

Promulgada resolução sobre eleição da Mesa da Assembleia Legislativa

Com nova resolução fica automaticamente anulado o pleito realizado em junho de 2023; novo pleito deve ocorrer ainda este mês na Casa.

Ipolítica, com informações da Alema

Presidente Iracema Vale pode ser reeleita neste mês de novembro
Presidente Iracema Vale pode ser reeleita neste mês de novembro (Divulgação / Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa do Maranhão promulgou na sessão desta terça-feira (5), em sessão extraordinária, a Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que trata da eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual. 

A promulgação ocorre após ter sido aprovado no fim do mês passado, o Projeto de Resolução Legislativa nº 109/2024. 

O texto da matéria altera os artigos 7º e 8 º da Resolução Legislativa nº 449, datada de 24 de junho de 2004, Regimento Interno da Assembleia, e dá outras providências.

O artigo 7º da nova norma aprovada estabelece que, a partir do dia 1º de novembro do segundo ano da Legislatura, pode ser realizada Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante voto secreto. 

A norma também reforça que os membros eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito.

Já o artigo 8º dispõe que a eleição dos membros da Mesa ocorrerá em votação por escrutínio secreto, exigida a maioria absoluta de votos em primeiro turno e maioria simples em segundo turno, presentes a maioria absoluta dos deputados, observadas as formalidades e exigências dispostas no referido artigo.

Leia também: Câmara de SL aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025

Anulada

Com promulgação da matéria, fica automaticamente anulada a eleição antecipada realizada em junho de 2023, em que a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB) acabou reeleita.

O caso foi questionado por partidos de oposição e acabou sendo levado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, com a nova norma, um novo pleito poderá ser realizado neste mês de novembro na Casa. 

A tendência é de que Iracema Vale seja novamente reeleita sem qualquer problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.