Eleições 2026

Ex-prefeito de São Luís anuncia candidatura para deputado em 2026

Edivaldo Holanda Júnior foi prefeito de São Luis entre os anos de 2013 e 2020; ele tentará uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ipolítica

Atualizada em 08/12/2024 às 11h06
Edivaldo reuniu amigos, parentes e apoiadores para anunciar candidatura
Edivaldo reuniu amigos, parentes e apoiadores para anunciar candidatura (Divulgação)

SÃO LUÍS - O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior reuniu amigos, familiares e poiadores neste sábado (7), numa confraternização de fim ano, e aproveitou para anunciar a sua pré-candidatura a deputado estadual para o pleito de 2026.

Edivaldo estava afastado do cenário político desde 2020, quando chegou a disputar o Governo do Estado. Naquela ocasião ele ficou na quarta colocação, com apenas 2,51% dos votos válidos.

O nome de Edivaldo chegou a ser mencionado numa eventual disputa da Prefeitura de São Luís este ano, mas no mês de abril ele se posicionou oficialmente e descartou a possibilidade.

Agora, num novo cenário político que se desenha no estado, ele já assegura interesse em alcançar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.

“O que está hoje no nosso coração é a pretensão de poder disputar a eleição de deputado estadual”, afirmou aos amigos e apoiadores, sob aplausos.

Leia também: Declaração de Brandão sobre pobreza no MA atinge Dino e abre nova crise política

Trajetória

Edivaldo iniciou a sua trajetória política como vereador de São Luís. Depois disso foi eleito deputado federal, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando integrou a base governista no Congresso Nacional.

Em 2012 foi eleito prefeito de São Luís, derrotando o então chefe do Executivo, João Castelo. No pleito ele foi apoiado pelo ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2016 Edivaldo foi reeleito prefeito e exerceu o seu último mandato eletivo, até 2020. Deixou a gestão com boa avaliação pública, depois de ter construído e reformado praças em dezenas de bairros da capital.

Tentou a última disputa eleitoral em 2022 e não obteve sucesso.

O seu retorno ao cenário eleitoral e político deve ocorrer, portanto, em 2026.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.