Chuva

VÍDEO: temporal provoca alagamentos e transtornos na Região Metropolitana de São Luís

Chuva forte alagou ruas e avenidas, prejudicou o trânsito e invadiu residências em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Imirante.com

Atualizada em 16/01/2025 às 17h55

SÃO LUÍS - A Região Metropolitana de São Luís enfrentou mais uma tarde de temporal nesta quinta-feira (16), com chuvas intensas que, em menos de três horas, causaram alagamentos em diversas ruas e avenidas, trazendo transtornos para motoristas, moradores e pedestres.

No bairro Cidade Operária, em São Luís, a Avenida Este 203 foi uma das áreas mais afetadas. Um caminhão e um carro de passeio ficaram presos em um bueiro encoberto pela água. Já na avenida principal do bairro, próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), um cone de sinalização foi arrastado pela correnteza e atingiu veículos que trafegavam na via. Motociclistas foram obrigados a descer de suas motos para evitar serem arrastados pela força da água.

Na Rua 10 da Unidade 105, no bairro Cidade Operária, uma forte enxurrada tomou conta da via durante o temporal desta tarde (vídeo acima).

Carro fica parcialmente submerso durante temporal. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Carro fica parcialmente submerso durante temporal. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Em São José de Ribamar, a situação também foi crítica. Na rua Rio Grande do Sul, nas proximidades do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), a água invadiu a via e alguns moradores se arriscaram atravessando o alagamento. Outras áreas da cidade, como a MA-201 (Estrada de Ribamar) e a Estrada da Mata, também registraram pontos de alagamento.

No bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, uma caçamba de lixo foi arrastada pela água na rua da Cultura. A força do temporal foi tão intensa que a água chegou a invadir algumas casas, aumentando o prejuízo e o desespero dos moradores.

A forte chuva expôs novamente os problemas de drenagem e infraestrutura da Região Metropolitana de São Luís, deixando motoristas e moradores em alerta para novas tempestades.

Nesta quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para todo o Maranhão. O estado recebeu os alertas Amarelo e Laranja e os avisos se entendem até as 10h desta sexta-feira (17).

Chuvas intensas

De acordo com o Inmet, o alerta Laranja (chuvas intensas) prevê, para todo o estado, chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Nesse período, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta Amarelo indica perigo potencial de chuvas intensas e há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.