SÃO LUÍS - Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) apontam que janeiro de 2025 já é um dos meses mais violentos na Grande São Luís, que inclui os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Até o dia 17, foram registrados 17 homicídios dolosos, superando todo o mês de janeiro de 2024, que contabilizou 16 assassinatos.
Entre os casos recentes está o de Breno Vinicius, jovem morto a tiros na noite de quinta-feira (16), no Residencial Luiz Bacelar, região Itaqui-Bacanga. Testemunhas relataram que Breno foi perseguido e baleado enquanto tentava fugir, chegando a entrar em uma residência, onde morreu. Uma mulher que estava na casa foi atingida por um disparo, mas sobreviveu. Há suspeitas de envolvimento de uma facção criminosa no crime, mas o caso segue sob investigação.
O ano de 2024 também registrou aumento na violência, com 236 homicídios dolosos na Grande São Luís, um crescimento de 7,27% em relação a 2023, que teve 220 assassinatos. Apesar disso, os números são menores do que os registrados em 2021 e 2022. O Governo do Maranhão foi procurado para comentar o aumento nos índices de violência, mas não se manifestou até o momento.
Saiba Mais
- Homicídios nos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas diminuem 62% em 2024, afirma Comando
- Operação prende 11 investigados por homicídios e tráfico de drogas durante operação em Santa Quitéria
- Segurança: capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro
- Maranhão registra estabilidade no número de mortes violentas, mas casos ainda são maiores que a média nacional
- Ipea estima 24 mil homicídios não registrados no país de 2019 a 2022
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.