SÃO LUÍS - A construção de um condomínio de apartamentos no bairro Santa Rosa, em São Luís, tem causado grandes transtornos para quem mora na área. Desde as primeiras chuvas de 2025, moradores vizinhos à obra enfrentam infiltrações em suas casas, ruas com crateras e um sistema de drenagem que, mesmo com uma galeria recém-construída, não tem dado conta do volume de água.
"Nossa rua não era perfeita, mas também não tinha esse bando de buraco que existe hoje. A rua está intrafegável. As pessoas até saem de suas casas para trafegar", afirma o morador Higor Martins.
A situação é ainda mais grave para algumas casas, como a da cabeleireira Fanoelma Soares, que sofre com infiltrações provenientes da obra. Ela explica que, devido ao espaço deixado entre o muro da obra e o seu, a água não tem por onde escoar e acaba escorrendo pelas paredes da sua casa.
"Entre o meu muro e o deles, deixaram um espaço de mais ou menos 20 centímetros. A água fica empoçada ali e não tem como descer, então ela escorre pela minha parede e invade minha cozinha", relata Fanoelma, que não consegue usar o espaço do quintal durante o período chuvoso.
Outro morador, Silvestre Furtado, também relatou ter sido acordado com água dentro de sua casa devido ao impacto da drenagem da obra.
"O condomínio que eles fizeram aí fez a água vir todinha para cá. Botaram uns canos e a água entra direto na minha casa. É ruim. Tem que ter um jeito de melhorar isso", disse Silvestre, que já começou a construir um batente para evitar futuros danos.
Além disso, a obra de drenagem, que visa beneficiar parte da população do bairro Turu, não foi concluída adequadamente, e o asfalto ainda não foi restaurado em vários pontos, o que tem agravado os problemas na região.
Em nota, a construtora MRV, responsável pela obra, disse que realizará serviço de drenagem que beneficiará parte do bairro Turu. A empresa informou que a ampliação da drenagem foi solicitada pelos representantes locais para atender mais residências e prometeu que o asfalto da região será recuperado nos próximos dias.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.