Em São Luís

Banco de Leite do Materno Infantil registra escassez; saiba como doar

O leite coletado é direcionado aos bebês prematuros internados.

Imirante.com

Atualmente, o estoque de leite é suficiente para apenas 15 dias
Atualmente, o estoque de leite é suficiente para apenas 15 dias (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Banco de Leite Humano (BLH) da Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) enfrenta escassez no estoque de leite devido à diminuição no número de mães dispostas a doar. 

De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do HU-UFMA, é essencial que mais mulheres se disponibilizem para realizar doações, a fim de garantir a alimentação dos bebês internados, especialmente os prematuros que necessitam de leite materno na Neonatologia.

Atualmente, o estoque de leite é suficiente para apenas 15 dias, e a média necessária para atender à demanda diária é de cinco litros. Contudo, dependendo da situação, esse volume pode ser maior. A Ebserh alerta que, sem novas doações, será preciso redistribuir o leite disponível e recorrer ao uso de fórmula láctea, que não é o ideal para os recém-nascidos. "O leite materno é essencial para o desenvolvimento dos bebês, sendo considerado o padrão ouro da alimentação. Portanto, é fundamental garantir um estoque adequado para atender a essa demanda", destaca Antônio Leonardo Rosa, chefe da Unidade de Obstetrícia e responsável pelo Banco de Leite do HU-UFMA/Ebserh.

Além de ser essencial para os próprios filhos, a amamentação pode beneficiar outras crianças. Mulheres que têm produção excedente de leite e não apresentam problemas de saúde podem contribuir com doações, ajudando a suprir as necessidades de bebês em tratamento.

Como fazer a doação

O Banco de Leite Humano oferece toda a assistência necessária para as mães, com uma equipe especializada que pode realizar a coleta em domicílio, garantindo comodidade e segurança. Também é possível realizar a doação diretamente nas dependências do BLH, localizadas no HU-UFMA, na Unidade Materno Infantil, na Rua Silva Jardim, s/n, no Centro.

Para mais informações sobre como doar, entre em contato com o Banco de Leite pelo telefone (98) 2109-1178 ou via WhatsApp (98) 99163-6833.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.