Reação

Brandão exonera esposa de deputado que atuava na Secap

Agnes Bacelar atuava como subsecretária na Secap e é esposa do deputado estadual Francisco Nagib; o parlamentar passou a atuar na bancada de oposição.

Ipolítica

Agnes ao lado do esposo, deputado estadual Francisco Nagib
Agnes ao lado do esposo, deputado estadual Francisco Nagib (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) exonerou da Secretaria de Estado da Articulação Política (Secap), a subsecretária Agnes Bacelar. 

Agnes é esposa do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), que pertence ao mesmo partido do chefe do Executivo. A medida faz parte da reforma administrativa já iniciada pelo chefe do Executivo, e antecipada pelo Ipolítica.

Para o lugar de Agnes, que até o momento não se manifestou oficialmente sobre a exoneração, Brandão nomeou imediatamente Emanuel Lima de Oliveira. 

O deputado estadual Nagib, apesar de fazer parte da mesma sigla do governador, passou a atuar na bancada de oposição na Assembleia Legislativa.

Leia também: Brandão deve efetivar mudanças na sua equipe de governo

Crise

Nos bastidores a informação - jamais admitida publicamente -, é de que Nagib foi um dos deputados que votou na candidatura de Othelino Neto (Republicanos) na eleição da Mesa Diretora. O pleito acabou empatado entre Othelino e a presidente, Iracema Vale (PSB), que foi declarada reeleita por critério de idade. 

O resultado do pleito foi questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não julgou a Ação de Inconstitucionalidade. 

Brandão avalia que a atuação de Nagib nos últimos meses de 2024 ajudou a aumentar o desgaste da imagem da atual gestão, por isso a medida efetivada ontem. 

Em novembro de 2024 o Governo do Estado suspendeu um mutirão de consultas oftalmológicas que estava agendado para ser realizado no município de Codó, sob a articulação de Nagib. Naquela ocasião o deputado se disse surpreso e informou que independentemente da ajuda do Palácio dos Leões, realizaria a ação. 

Para a ação, Nagib havia destinado uma emenda parlamentar individual no valor de R$ 300 mil. O atrito entre o Governo e a bancada dissidente na Assembleia Legislativa ganhou maior proporção no fim de 2024.

Nas próximas semanas o governador vai efetuar novas mudanças em sua equipe de primeiro escalão. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.