
Rei do Inverno
“...o verdadeiro Rei do Inverno (pelo menos em São Luís) continua sendo ele mesmo: O BURACO.”
“...o verdadeiro Rei do Inverno (pelo menos em São Luís) continua sendo ele mesmo: O BURACO.”
A luta é dura para conseguir o cetro. Tem o guarda-chuva, as muriçocas, os resfriados, os engarrafamentos etc. etc., mas, o verdadeiro Rei do Inverno (pelo menos em São Luís) continua sendo ele mesmo: O BURACO.
É por isso que seu retorno triunfal quando começa a chover é fatal e algumas considerações se fazem necessárias sobre a Buracologia, a ciência que trata do assunto, inteiramente desenvolvida pelos maranhenses.
A BURACOLOGIA
Para a Buracologia os buracos são seres vivos., pois nascem, vivem, crescem, reproduzem-se e ressuscitam segundo a sequência: primeiro uma trinca, depois um buraquinho, depois : buraco, vala, cratera, até chegar a uma avenida total, ou uma BR inteira ao sair da cidade.
Para a Ciência os buracos devem ser extra-terrestres, que por algum motivo escolheram a cidade de São Luís para se instalarem com o objetivo de, no futuro, iniciarem uma nova civilização, mais profunda e menos rasa ideológica, filosófica e concretamente falando.
Ao se desenvolverem, como toda criança, os buracos demandam carinho, o que nunca lhes foi negado pelos mandatários desta cidade e, assim, logo chegam à adolescência saudáveis, rebeldes e incontroláveis. Quando doentes, a prefeitura os socorre com máquinas, engarrafamentos e pandemônio o que só consegue engordá-los transformando-os em buracos ainda mais perfeitos. Suspeita-se que a verdadeira missão dos buracos seja chegarem à velhice unidos em uma enorme cratera que começa em São Luis e ninguém sabe em que planeta acabará.
Quanto aos tipos dividem-se em:
1, Buraco comunitário.
É aquele que depois de identificado acaba virando ídolo da comunidade. De ano a ano, carinhosamente alguém lhe coloca uma placa com os dizeres: Feliz Aniversário! Tão integrado fica à vida social do bairro que um dia vira estátua com a presença de prefeito, secretários, carros de som e um padre para abençoar.
2.Buraco Super-Herói.
É aquele que como todo super-herói dos filmes tem notável poder de destruição, neste caso, com notável atração por molas, amortecedores e pneus arriados. Resistente, demolidor e indestrutível o Super-Buraco é uma espécie de Exterminador do seu futuro ao transformá-lo em poucos segundos num motorista perdedor, endividado e estressado
3.Buraco Fantasma.
É aquele que, invisível a olho nu só aprece em dias de chuva. O curioso é que mesmo passando por ele várias vezes ao dia, ninguém o identifica dando a impressão de que em dias de chuva se locomove com um pássaro, um peixe - ou um espírito. Ao escutar o trágico barulho de algo se partindo na parte inferior do carro é de duvidar que não tenha sido, ao invés do som das molas se quebrando, o grito de guerra de um morto-vivo desses.
Saiba Mais
- De 5 para 6 de Maio: Da Celebração à Inovação! O Dia Nacional das Comunicações antecede encontro estratégico dos ISPs.
- Do Mito à Razão
- Um lutador chamado Dom Marcel Lefebvre: 34 anos de sua partida para a Glória
- BNDES e a Luta pelo Saneamento Público: Saber Contra Quem Lutamos é Essencial, Diga não a privatização da água, março é mês das águas
- O mito da bateria magnética e os riscos das fake news na engenharia elétrica
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.