SÃO LUÍS - A vítima de um sequestro ocorrido na madrugada do último sábado (8), no bairro Renascença, em São Luís, concedeu entrevista à TV Mirante, onde falou sobre o momento de tensão que viveu e sobre o uso de seu carro pelos criminosos para o arrombamento do portão de um comércio no bairro Planalto Anil. De acordo com a vítima, o sequestro aconteceu enquanto ela deixava as amigas em casa.
Durante o sequestro, a mulher foi levada para uma área de mangue e de mato no Anel Viário, que é uma área deserta e muito escura durante a noite. As imagens das câmeras de segurança mostram que um homem também estava amarrado no local. A vítima relata que foi alvo de várias ameaças dos criminosos enquanto foi feita refém.
"Eu vou espancar tua cabeça e mandar tiro no pé. Tu vai ter que me dar o dinheiro que tu tem. Já estavam com o meu celular, pegaram a senha para acessar o banco", declarou a mulher em entrevista à TV Mirante.
Por fim, a vítima desabafou sobre a falta de segurança em São Luís. "Não tinha nenhum policiamento, nenhuma viatura. Não havia uma delegacia por perto. O policial civil emprestou meu celular para avisar minha família e pediu que ligássemos para o 190 para registrar a ocorrência e solicitar uma viatura. A viatura chegou cerca de duas horas depois. Era muito revoltante'', critica.
Com o carro da vítima do sequestro, quatro homens arrombaram a porta de um comércio no Planalto Anil, levando cigarros, bebidas e outros produtos. Um segundo carro chegou logo depois, e mais homens participaram do roubo, totalizando cerca de sete pessoas. A Polícia Civil investiga os casos, porém, ninguém foi preso até o momento.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) apontam que houve 118 casos de roubos e furtos de veículos na Região Metropolitana de São Luís neste ano, comparados a 202 no ano passado, resultando em uma redução de 8%. Os dados da SSP também indicam uma queda nas ocorrências desse tipo, passando de 319 em janeiro do ano passado para 518 em janeiro deste ano.
Já em relação aos roubos e furtos em comércios, a SSP ressalta que houve uma queda de 30% no ano passado, mas muitos comerciantes ainda lidam com a insegurança. Em pouco mais de um mês, foram registrados arrombamentos e invasões em estabelecimentos comerciais no Centro de São Luís, no bairro Maranhão Novo e em uma loja na região da Via Expressa.
Em nota, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que os casos estão sendo investigados, que já ouviu testemunhas e vítimas, e está buscando indícios que levem à identificação dos bandidos.
Leia a nota na íntegra:
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que ambos casos, que foram registrados no Plantão Policial das Cajazeiras, na madrugada do último sábado (8), estão sendo investigados pelo 6º Distrito Polícia da Cohab, que já iniciou o trabalho de oitivas de testemunhas e vítimas, além de diligências externas que buscam indícios que levem à identificação e autoria dos crimes.
Com relação a conduta do servidor da unidade policial relatado pela vítima, a Superintendência de Policia Civil da Capital(SPCC) informa que irá apurar a denúncia e tomar as medidas necessárias.
Importante frisar que as ações de policiamento em toda a Grande Ilha estão sendo reforçadas com a finalidade de ampliar o policiamento ostensivo e o patrulhamento em todas os bairros de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, visando a prevenção e repressão a crimes de toda natureza. Por outro lado, também investiga todas as ocorrências, com a finalidade de identificar e prender autores dos crimes.
Essas ações estão sendo ainda mais reforçadas com a deflagração de operações integradas das Polícias Civil e Militar, Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Saiba Mais
- VÍDEO: lojas do Centro comercial de Imperatriz são alvos de arrombamentos
- Criminosos usam carro para arrombar portão e roubar empresa de bebidas
- Centro de Artes Cênicas do Maranhão é alvo de arrombamento
- VÍDEO: homem invade laboratório de Santa Inês após arrombar teto e rouba equipamentos
- Homem é preso após quebrar vidro, invadir loja e roubar produtos em Buriticupu
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.