SÃO LUÍS - Dois vazamentos foram registrados em avenidas da capital maranhense na manhã desta terça-feira (1°). Na Avenida Beira-Mar, no Centro, um vazamento de água potável jorrava no meio da via, enquanto na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo, um vazamento de esgoto despejava dejetos na rua.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que equipes técnicas foram enviadas ao local para avaliar e solucionar o problema na Avenida Beira-Mar. Já sobre o vazamento de esgoto no Monte Castelo, o Imirante.com aguarda posicionamento da empresa.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada dez residências no país ainda não têm acesso à rede de esgoto. No total, apenas 69,9% dos domicílios contam com esse serviço essencial.
Além disso, dados do Instituto Trata Brasil, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), revelam que cerca de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável.
"Em média, 33 milhões de pessoas não têm acesso à água no nosso país. Ou seja, apenas 84,9% da população é abastecida com água tratada", destacou Luana Pretto, presidente do instituto.
Saiba Mais
- VÍDEO: vazamento de água alaga rua e invade imóvel no Renascença
- Vazamento na Praça Joãosinho Trinta, no Centro de SL, gera desperdício de água
- Lula sanciona lei com medidas contra desperdício de água
- Maranhão desperdiça 61% da água potável que produz, aponta estudo nacional
- Cano estoura e provoca desperdício de água potável no Centro de Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.