SÃO LUÍS - A Escola SESI São Luís reafirma seu destaque no ensino de robótica com a recente conquista da equipe Falcons na modalidade First Tech Challenge (FTC). A equipe maranhense garantiu uma vaga para o FIRST Championship, o mundial da robótica, que acontecerá em Houston, nos Estados Unidos, entre os dias 16 e 19 de abril. A classificação veio após a Falcons conquistar o 1º lugar no Prêmio Inspiração, o mais importante da modalidade, durante o Festival de Educação SESI 2025, realizado em Brasília, no mês de março.
O SESI Maranhão supera, assim, seu resultado de 2024, quando a equipe Everest alcançou o 2º lugar na mesma modalidade e garantiu presença no Mundial. Diogo Lima, superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), expressou orgulho pelo desempenho das equipes, destacando a capacidade dos alunos de inovar e competir em alto nível.
"É incrível ver o talento e a dedicação desses jovens. A robótica não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre trabalho em equipe, superação e criatividade. Estamos muito orgulhosos por vê-los representar o Maranhão e o Brasil em uma competição desse porte. Seguimos apoiando e incentivando esses talentos para que cheguem ainda mais longe", afirmou Diogo Lima. A duas semanas para a competição, os alunos do SESI-MA estão determinados a destacarem-se entre equipes de todo o mundo, enquanto a entidade continua fornecendo todo o suporte necessário para garantir seu sucesso no cenário internacional.
Desde o retorno da competição nacional em Brasília, a Falcons e a equipe de técnicos e docentes do SESI-MA têm realizado reuniões diárias e organizado toda a documentação necessária para a viagem. Os alunos do SESI-MA estão focados em aprimorar suas habilidades técnicas e estratégicas para enfrentar equipes de todo o mundo. Além disso, estão intensificando o aprendizado de inglês para apresentações técnicas, aperfeiçoando portfólios e revisando estratégias.
“Na nossa matriz curricular, a educação tecnológica está presente desde os primeiros anos. Os alunos desenvolvem pensamento crítico, criatividade e contato com a ciência, engenharia e matemática desde cedo”, destacou Cristina Cunha, gerente da Escola SESI São Luís.
Com apenas 17 anos, Maria Luiza Moreira, engenheira da equipa Falcons, conta como a robótica mudou a sua vida. “Melhorei na comunicação, nos estudos e na socialização. Estamos trabalhando firmes para fazer ajustes necessários no robô e competir em alto nível”, declarou.
A gestora da equipe, Renata Cristina Cardoso Diniz, explicou a importância do Prêmio Inspiração. “Ele avalia tanto o projeto quanto o desempenho do robô. Foi uma emoção enorme conquistá-lo. Agora, a ansiedade é para trazer um prémio internacional para o nosso estado”, ressaltou.
Sobre o FIRST Championship
Organizado pela FIRST®, o FIRST Championship é um evento internacional que celebra a ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM). Ele marca a fase final das competições juvenis de robótica, reunindo as melhores equipes do mundo para um grande desafio tecnológico. A edição de 2025 será realizada entre os dias 16 e 19 de abril, em Houston, no Texas (EUA).
FIRST® Tech Challenge (FTC) - É muito mais do que construir robôs. As equipes, formadas por 3 a 15 estudantes a partir do 8º ano até o Ensino Médio, são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança.
Saiba Mais
- Cantata natalina promovida pelo SESI em parceira com UFMA encanta público em São Luís
- Sistema FIEMA homenageia personalidades e colaboradores
- InVestir Maranhão 2024 promove moda, negócios e inovação em São Luís
- Carlos Brandão atende reivindicação da FIEMA e CIEMA em prol do setor de leite e derivados
- Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027, segundo SENAI
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.