SÃO LUÍS – Cinco iguanas que estavam presas em uma piscina seca, no bairro do Calhau, foram resgatadas nessa segunda-feira (14), em uma operação conjunta da Polícia Civil do Maranhão, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Polícia Ambiental. A ação foi coordenada pela Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), após dias de tentativas frustradas de resgate.
Segundo a DEMA, desde o dia 11 de julho equipes dos bombeiros e da Polícia Ambiental tentavam acessar o imóvel, mas encontravam resistência por parte dos proprietários, representados por agentes imobiliários. Mesmo informados sobre o sofrimento dos animais, os responsáveis se recusavam a permitir a entrada das equipes, sem apresentar justificativas.
Após investigações e com apoio da Promotoria do Meio Ambiente e do Centro Integrado de Proteção ao Cidadão (CIPC), a polícia conseguiu contatar um dos donos do imóvel e expôs a gravidade da situação. Horas depois, os proprietários compareceram ao local e autorizaram a entrada dos agentes de segurança.
Ainda de acordo com a delegacia especializada, o caso configura crime de maus-tratos contra animais, com indícios de responsabilidade também por parte dos corretores envolvidos. Um dos agentes imobiliários também será investigado por desacato, após ofender verbalmente um agente de segurança durante uma ligação telefônica.
As iguanas resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde recebem cuidados veterinários antes de serem devolvidas à natureza.
Saiba Mais
- Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em São Luís em ação nacional contra tráfico de animais
- Cadela é resgatada após cair em poço de 10 metros de profundidade em Chapadinha
- Mais de 1.300 animais silvestres já foram capturados em áreas urbanas da Grande São Luís em 2025
- Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina
- Criança que caiu em cânion no Rio Grande do Sul é encontrada morta
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.