(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Duarte Júnior comporá CPMI do INSS em cadeira de indicação do União Brasil

Deputado federal é, por enquanto, o único maranhense que vai compor a comissão parlamentar de inquérito do Congresso Nacional.

Ipolítica

Duarte Júnior vai ser membro da CPMI do INSS
Duarte Júnior vai ser membro da CPMI do INSS (Divulgação)

SÃO LUÍS - O deputado federal Duarte Júnior (PSB) vai ser membro titular da Comissão Parlamentar de Mista Inquérito (CPMI) que vai apurar a fraude no INSS, um esquema de descontos indevidos de aposentados que foram direcionados para associações. Por enquanto, o socialista é o único maranhense que está compondo a comissão.

Mas o que chama mesmo atenção nesse espaço que Duarte Júnior conseguiu na CPMI é que não foi por meio do PSB. O partido, na verdade, não tem cadeira na comissão. O maranhense entrou pela vaga do União Brasil, que hoje está em federação com o PP.

Isso reforça a informação de que Duarte Júnior estreitou as conversas com o partido comandado no Maranhão pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes. O diálogo já vinha acontecendo e era considerado avançado,no entanto, estagnou quando do conflito interno do PSB com a troca de comando da legenda aqui no estado.

O presidente nacional do PSB, Pedro Campos (atendendo a um pedido supremo vindo da Praça dos Três Poderes), retirou a presidência da sigla no Maranhão das mãos do governador Carlos Brandão e passou para a senadora Ana Paula Lobato.

Essa troca deixou o terreno para a reeleição para Duarte ainda mais complicado já que ele terá (se permanecer no PSB) que disputar com o deputado estadual Othelino Neto, marido da senadora Ana Paula Lobato. Duarte Júnior sabe que não terá as mesmas condições que o Othelino internamente no PSB.

Apesar do deputado estadual ter tido à coluna que não se opuseria a permanência de Duarte no PSB. Pelo contrário, considera um excelente quadro.

Mas o ainda socialista não encara assim. Parece ter pavimentado seu caminho para chegar ao União Brasil. 

O único impasse que ele terá que contornar será sua posição dentro da Câmara dos Deputados porque a cada dia, a Federação União Progressista se distancia ainda mais do governo Lula. 

Talvez Duarte Júnior faça como os outros maranhenses (André Fufuca, Amanda Gentil, Pedro Lucas e Juscelino Filho): faça o jogo duplo que os próprios partidos fazem ao ter espaço no governo e determinar críticas por outras alas das siglas.

O fato é que até março Duarte Júnior deve mesmo se filiar ao União Brasil e disputar por lá a reeleição.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.