BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (6), a interdição cautelar do antibiótico Vancotrat 500 mg, indicado para o tratamento de infecções respiratórias, como pneumonia. O medicamento é fabricado pela União Química Farmacêutica Nacional S/A.
De acordo com a agência, a ação atinge apenas o lote de número 2518163, com validade até abril de 2027. A medida foi tomada após a suspeita de desvio de qualidade: durante a diluição do produto, foi observada alteração na coloração da solução, que apresentou uma tonalidade alaranjada, diferente do que é descrito na bula.
Anvisa diz que medida é preventiva e temporária
A interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária adotada pela Anvisa para proteger a saúde da população enquanto são realizados testes laboratoriais e análises complementares.
Até a conclusão das investigações, o medicamento não deve ser consumido, comercializado nem distribuído. A agência reforça que, nesse período, é essencial que profissionais de saúde e pacientes verifiquem o número do lote antes do uso.
Após contaminação por inseto, lidocaína também é alvo de interdição da Anvisa
Na mesma ação de fiscalização, a Anvisa também determinou a interdição cautelar do Cloridrato de Lidocaína 20 mg/ml, anestésico fabricado pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.
A medida atinge somente o lote de número 25010360, com validade até janeiro de 2027, após a identificação de um inseto dentro de um frasco do medicamento. Assim como no caso do Vancotrat, o produto deve permanecer fora de uso até o fim das análises.
Anvisa orienta interrupção imediata de uso
A Anvisa orienta que pacientes, clínicas e hospitais que possuam os medicamentos dos lotes mencionados interrompam imediatamente o uso e notifiquem o problema aos canais oficiais da agência.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.