(Divulgação)
COLUNA
Ronaldo Rocha
Ronaldo Rocha é jornalista de política do Grupo Mirante.
Não é sobre 'luz'

Apagão e 'apagões'

Milhares de pessoas foram afetadas com a falta repentina de energia elétrica na Grande São Luís no último fim de semana; problema foi solucionado pouco tempo depois, contudo, outros apagões seguem atingindo as pessoas.

Ipolítica

Atualizada em 27/10/2025 às 17h13
A falta de energia elétrica resolvida horas depois, não é o maior problema das pessoas
A falta de energia elétrica resolvida horas depois, não é o maior problema das pessoas ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Dezenas de bairros e milhares de pessoas foram impactados na noite deste domingo com a queda repentina da energia elétrica na capital e em outros municípios do estado, em decorrência de problema na subestação da AXIA Energia - antiga Eletronorte -, que fica situada na entrada da cidade. 

O apagão afetou residências, estabelecimentos comerciais, vias públicas, conjuntos semafóricos e provocou transtornos e prejuízos ainda incalculáveis. 

Para alguns setores da Grande Ilha, por exemplo, o fornecimento de energia só foi restabelecido depois de quase duas horas 

Com reservas, pode-se dizer que foi um breve mergulho nos anos de 1990, quando problemas desta natureza ocorriam com certa frequência no Maranhão e em todo o país. 

Segundo a Equatorial, concessionária do serviço de distribuição de energia elétrica no estado, por volta das 22h a situação já estava por completo, solucionada. 

E a vida voltou à sua normalidade.

O apagão, acabou.

O que não acabaram foram outros apagões, tão mais sensíveis, não menos graves, que permanecem afetando milhares e milhões de pessoas diariamente. 

Há apagões na saúde, educação e na administração pública

Os apagões na saúde, com filas para marcações de consultas e cirurgias em todas as regiões do estado; na educação, com escolas e ambientes acadêmicos inadequados e pouco estruturados em centenas de municípios; e na administração pública, com desvios de dinheiro público registrados quase que diariamente por meio da imprensa.

Sobre esse último ponto, aliás, não custa lembrar que Polícia Federal tem realizado uma operação atrás de outra contra gestores que prometeram melhorar a vida da população no último pleito, mas optaram por desviar recursos públicos e favorecer os próprios bolsos em nosso estado.

Falta moralidade, transparência e compromisso em diversas gestões. 

E isso pode até indignar as pessoas.

Porém, o que não pode faltar ao cidadão e eleitor é, senso crítico, conhecimento e informação. 

Caso contrário, ele será obrigado a passar por outros apagões. 

Mesmo que haja energia elétrica em casa.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.