(Divulgação)
COLUNA
Rodrigo Bomfim
Rodrigo Bomfim é jornalista de política do Grupo Mirante.
Entrevista

Brandão destaca projetos maranhenses apresentados na COP30

Governador do Maranhão conversou ao vivo com o jornalista Rodrigo Bomfim sobre investimentos na área ambiental do estado.

Ipolítica

Atualizada em 10/11/2025 às 17h11
Brandão e sua comitiva na COP30
Brandão e sua comitiva na COP30 (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (sem partido) falou ao vivo ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, sobre investimentos e recursos captados pelo Estado para investimentos na área ambiental do Maranhão.

O chefe do Executivo participa, em Belém (PA), da COP30. O governador concedeu entrevista durante um intervalo entre duas oficinas das quais o Maranhão participa no evento internacional.

Brandão falou sobre ações levadas à COP30 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que têm como foco o combate aos impactos ambientais, incentivo à bioeconomia e recuperação de áreas degradadas; destacou o Floresta Viva Maranhão, lançado em 2024, considerado o maior viveiro público do Brasil e que fica situado no município de São Bento; além de investimentos captados de outras nações para o estado. 

Programas de regularização fundiária no Maranhão

“Nós viemos aqui para aproveitar e apresentar os nossos projetos. Projetos que são extremamente importantes e premiados. Acabamos de receber uma premiação sobre o Programa Paz no Campo, que é direcionado à regularização fundiária. A premiação foi dada pelo Conselho Nacional de Justiça. De um total de 143 projetos o Maranhão ganhou em primeiro lugar”, disse.

E continuou: “Viemos também apresentar um projeto que ganhou prêmio internacional, que é o programa Terra para Elas. É um programa coordenado pela ONU, vários estados apresentaram propostas e o Maranhão ficou novamente entre um dos primeiros colocados e estamos recebendo recurso para a implantação de regularização fundiária específica para as mulheres. Lançamos esse programa no município de Rosário, no Quilombo Boa Vista e não para por aí”, disse.

Brandão também falou sobre os recursos internacionais que o Maranhão deve receber nos próximos anos e disse que apresentará propostas durante a COP30.

Abaixo, a íntegra da entrevista.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.