aprendizado

Professores que também aprendem

Demanda pela profissão de docente continua alta mesmo em tempos de IA.

Publipost/Maple Bear

Atualizada em 14/11/2025 às 15h04
Professores que também aprendem. (Divulgação/Mapple Bear)
Professores que também aprendem. (Divulgação/Mapple Bear)

“Com o tempo e o apoio que recebo, fui ganhando segurança e descobrindo o quanto eu realmente amo ensinar”, conta Denise Harumi, professora há 17 anos. A profissão se mantém como uma base indispensável para construir o futuro e a formação das pessoas.

Desde a alfabetização até a preparação para vestibulares, ser professor sempre será essencial em todas as etapas da vida de alguém. “Hoje, me sinto grata por não ter desistido. Cada desafio me ajudou a me tornar a professora que sou hoje”, complementa a professora de inglês do Ensino Fundamental da Maple Bear São Luís.

Divulgação/Mapple Bear
Divulgação/Mapple Bear

De acordo com análises e previsões sobre o mercado de trabalho até 2030, feitas pelo Fórum Econômico Mundial e divulgadas em 2025, a profissão docente em todos os níveis de ensino estará entre as 15 mais procuradas, tornando-se uma das que mais crescerá nos próximos cinco anos. O principal motivo é o aumento da população em idade de trabalhar, o que demanda professores para contribuir na formação de outras profissões.

Desde os primeiros rabiscos na lousa até as telas de videochamada de hoje, a procura por profissionais que guiem, inspirem e organizem o conhecimento nunca diminuiu, pelo contrário, cresce ao longo dos anos.

Divulgação/Mapple Bear
Divulgação/Mapple Bear

“Comecei a enxergar cada pequena conquista dos alunos, cada olhar curioso, cada progresso… e isso me encantou! A metodologia com que trabalho há 12 anos me fez apaixonar ainda mais pela educação. É gratificante ver como podemos despertar o potencial das crianças”, afirma Denise.

Naturalmente, como em todas as profissões, o caminho é feito por obstáculos a serem vencidos, mas também por bons vínculos que se formam através dos desafios.

“Um momento muito marcante foi quando percebi que uma turma, que no início era um grande desafio e tirava minhas noites de sono tranquilo, começou a se envolver, a aprender e a se conectar comigo. Ver aquele vínculo se formando e acompanhar o crescimento de cada criança me emocionou profundamente. Ali eu tive a certeza de que estava no caminho certo e que educar é, acima de tudo, transformar vidas  inclusive a nossa”, lembra a professora.

Aprendizado, dedicação e afeto também marcam a trajetória de Emanuelle Figueiredo, professora regente do Nursery, espaço da Maple Bear São Luís voltado para crianças de até três anos.

(Divulgação/Mapple Bear)
(Divulgação/Mapple Bear)

“Sou professora há mais de 15 anos. Já trabalhei com diferentes faixas etárias e realidades, o que me proporcionou crescimento profissional e pessoal. Ao longo dos anos, aprendi a lidar com os desafios da profissão com mais empatia, escuta e responsabilidade. Cada etapa me trouxe mais maturidade e a certeza de que estou no caminho certo para contribuir na construção do futuro deles”, ressalta.

Mesmo em tempos de Inteligência Artificial e máquinas capazes de solucionar dúvidas em segundos, a profissão docente segue como um pilar fundamental e também se renova nas trocas diárias com os alunos.

“Os momentos mais marcantes estão nos pequenos gestos do dia a dia. Um abraço espontâneo, um ‘Miss Manu, eu te amo!’, um progresso que parecia distante. Ver a evolução das crianças, o brilho no olhar ao descobrirem algo novo, poder fazer parte da vida delas e deixar uma marquinha ali é muito especial”, finaliza Emanuelle.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.