(Divulgação)
COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Eleições 2026

"Os procuradores sem procuração" de Braide não sabem se o prefeito será candidato

Com o fim do ano pré-eleitoral se aproximando, ainda há dúvidas sobre Eduardo Braide entrar na corrida eleitoral pelo Palácio dos Leões; decisão tem que ser tomada até o início de abril de 2026.

Carla Lima/Ipolítica

Eduardo Braide para concorrer ao mandato de governador tem que entregar a Prefeitura para Esmênia Miranda
Eduardo Braide para concorrer ao mandato de governador tem que entregar a Prefeitura para Esmênia Miranda (Divulgação)

SÃO LUÍS - Na semana passada, o presidente estadual do Novo no Maranhão, Leonardo Arruda, disse em entrevista ao Imirante que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), tem muitos "procuradores sem procuração" que negociam possível acordo político para as eleições de 2026 em seu nome. Mas Braide mesmo nunca se manifestou sobre o assunto. 

O que Arruda observou é que tanto em São Luís como também no interior do Estado, muitos políticos dizem ser ligados ao prefeito da capital e falam em nome dele para costurar acordos. Esses atores são, principalmente, do campo mais conservador.

Mas Braide nunca deu procuração alguma para nenhum aliados mesmo para o irmão, deputado Fernando Braide (Solidariedade), para falar em seu nome. O que Fernando anda conseguindo, na verdade, é alguns poucos espaços naPrefeitura de São Luís para os ex-governistas da Assembleia Legislativa.

As poucas manifestações do prefeito de São Luís em relação as eleições de 2026 dizem mais sobre ele não deixar o mandato do que ele entrar na corrida eleitoral pelo Palácio dos Leões. 

Em seus discursos nas agenda administrativa de entrega de obras, Eduardo Braide, mais de uma vez, já disse que tem muito a entregar a cidade nos próximos anos. Em reuniões com empresários, fala em obras que ele quer fazer ainda na capital.

Mas é certo que o prefeito mantém no ar a expectativa de que pode concorrer sim ao governo. Até porque aparece bem nas pesquisas.

O certo é que, se assim acontecer, não será um ou outro aliado que vai costurar os acordos de Eduardo Braide. Nem mesmo o seu irmão deputado. Pelo histórico, se ele quiser aliança, tudo será feito pelo prefeito.

Vale lembrar que Braide tem até o início de abril de 2026 para se desincompatibilizar do mandato de prefeito. Então, o tempo é pouco! 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.