Bastidores em encontro no Palácio dos Leões apontam movimento estratégico de Marquinhos
Movimentos do União Brasil e do Republicanos elevam Marquinhos na corrida pela Mesa Diretora da Câmara em 2026.
Em meio ao cumprimento de agendas institucionais no Palácio dos Leões nesta última segunda-feira (24), o governador Carlos Brandão (sem partido) recebeu o vereador Marquinhos Silva (União Brasil) e os deputados federais Pedro Lucas Fernandes (União) e Aluísio Mendes (Republicanos). O secretário de Assuntos Municipalistas e pré-candidato ao Governo em 2026, Orleans Brandão (MDB), também esteve presente.
Publicamente, a pauta do encontro foi a discussão de ações de desenvolvimento e políticas públicas para São Luís, além de um convite para o governador se fazer presente em um evento religioso. Nos bastidores, porém, foi tratada a votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís para o ano que vem.
Pesa em favor de Marquinhos o apoio de Pedro Lucas, que é presidente do União Brasil no Maranhão e membro da base do Governo. Seria de extrema importância para o partido ter o comando da Câmara na próxima legislatura, principalmente após Pedro Lucas costurar um valioso movimento para a pré-candidatura de Orleans: em julho, o deputado trouxe ao Maranhão o presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, que declarou apoio do União ao emedebista. O partido deve compor, em 2026, uma "superfederação" com o PP, batizada de União Progressista. A concretização depende apenas da homologação do TSE.
Presidente do Republicanos no Maranhão, Aluísio Mendes também é aliado de Marquinhos. Ainda no mês de julho, o Republicanos oficializou apoio ao Governo e trouxe uma base aliada de 24 prefeitos, considerada "crucial" para a pré-candidatura de Orleans - o que representou uma baixa de suporte eleitoral para o ex-aliado do parlamentar, o prefeito Eduardo Braide (PSD), que não confirma candidatura no momento. Aluísio também emplacou a indicação de Celso Dias, o Celsinho, na Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).
Há duas semanas, o deputado recebeu o vereador na sede do partido e, publicamente, afirmou que o membro do parlamento municipal é "uma grande liderança" e "comprometido com o desenvolvimento de São Luís".
Todo esse cenário deve ser levado em consideração para a disputa de 2026, principalmente por conta do apoio do União e do Republicanos em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão.
Segundo interlocutores do Palácio, o governador reforçou que deseja que a disputa ocorra após as eleições de 2026.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.