Oportunidade

Vale abre 80 vagas para o Programa Jovem Aprendiz 2026 no Maranhão

Processo é 100% online, inscrições vão até dia 15/02. Iniciativa reforça compromisso com formação profissional, inclusão e desenvolvimento de jovens nas comunidades onde a empresa atua.

Imirante.com

Atualizada em 29/01/2026 às 16h54
Gustavo Ribeiro, 22 anos, admitido em 2025 por meio do Jovem Aprendiz.
Gustavo Ribeiro, 22 anos, admitido em 2025 por meio do Jovem Aprendiz. (Foto: Gustavo Ribeiro)

MARANHÃO - A Vale abriu, de 28 deste mês até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026, com cerca de 640 vagas distribuídas nos estados onde a empresa atua no Brasil. No Maranhão, são oferecidas 80 vagas para São Luís, onde a Vale mantém operações ferroviárias e portuárias. A iniciativa integra a estratégia de ampliar a representatividade de jovens talentos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde a mineradora está presente. As inscrições podem ser feitas em www.vale.com/jovemaprendiz 

O programa oferece trilha de aprendizagem com até 2 anos de duração, unindo teoria e prática por meio de parceria com o SENAI, com cursos nas áreas de eletromecânica, mecânica, mineração, tecnologia, logística, segurança do trabalho, soldagem, desenvolvimento de sistemas, entre outros.

Remuneração e benefícios competitivos

Os jovens aprendizes contarão com remuneração de R$1 mil (jornada diária de 4 horas) a R$1.380 (jornada diária de 6 horas), além de benefícios como assistência médica, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório na unidade, vale-transporte ou transporte local, incentivo à atividade física e acesso ao Programa Apoiar, que oferece suporte jurídico, financeiro e psicológico.

As oportunidades contemplam dois perfis: Aprendizagem com prática na empresa (jovens de 18 a 21 anos e 11 meses, com ensino médio completo) e Aprendizagem com prática em ambiente simulado Senai (jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, ensino médio em andamento ou completo). Não há limite de idade para candidatos PcD, reforçando o compromisso da Vale com diversidade, equidade e inclusão.

“Por meio do Programa Jovem Aprendiz queremos formar novos profissionais para a Vale e para indústria da mineração, ampliando o desenvolvimento das pessoas e das regiões onde atuamos. Isso anda de mãos dadas com nossos pilares de Diversidade, Equidade e Inclusão", destacou Vanessa Mendes, gerente geral de RH Corredor Norte.  

Processo seletivo 100% online

As etapas incluem provas online, dinâmica de grupo, painel com lideranças, avaliação psicológica e exames médicos, com acompanhamento completo pela plataforma de inscrição. O processo foi desenhado para garantir acessibilidade, comodidade e experiência positiva para os candidatos. As admissões devem acontecer a partir de junho.

“O Programa Jovem Aprendiz foi uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho. Um divisor de águas na minha vida, na minha carreira. E quem não quer começar no mercado de trabalho na Vale? Era um sonho. A capacitação dada e o contato com os profissionais experientes nos prepararam para as atividades, para a prática. É um mundo novo, mas com orientação e apoio vou conquistar. É só o começo da minha carreira aqui”, celebrou Gustavo Ribeiro, 22 anos, que hoje atua como técnico de operação ferroviária, admitido em 2025 por meio do Jovem Aprendiz.

A iniciativa do Jovem Aprendiz integra o movimento da Vale de conectar jovens ao futuro da mineração, ampliando oportunidades de formação técnica, inclusão produtiva e protagonismo juvenil. A campanha de atração envolve ações em comunidades, plantões de inscrição em parceria com SENAI e SINE, rodas de conversa, rádio, carro de som e uma forte presença digital. As inscrições devem ser realizadas pelo site:  www.vale.com/jovemaprendiz 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.